Anemia: Como prevenir e tratar com ferro

Anemia: Como prevenir e tratar com ferro

Por Em Aplicação de produtos Em 10 de novembro de 2014


canstockphoto19783578O que é anemia?

Anemia é uma condição na qual a quantidade de hemoglobina – responsável pelo transporte de oxigênio no sangue – está abaixo do normal. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como Ferro, Zinco, Vitamina B12 e proteínas. A anemia mais comum é a causada pela deficiência de Ferro, denominada Anemia Ferropriva.

Essa condição diminui a capacidade de trabalho físico e mental e compromete a resposta imunológica, resultando em maior número de infecções. Além disso, pode causar outros sintomas desagradáveis como irritabilidade, fadiga, atenção diminuída e anorexia. Na infância, a deficiência de ferro pode causar déficit no crescimento, distúrbios epiteliais, prejuízo no desenvolvimento psicomotor e da linguagem. Muitas vezes, as consequências destes sintomas são irreversíveis.

Os grupos mais afetados pela anemia ferropriva são:

  • crianças;
  • gestantes;
  • lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • meninas adolescentes;
  • e mulheres adultas em fase de reprodução.

Como prevenir e tratar a anemia?

A melhor forma de evitar a deficiência de ferro seria consumindo alimentos fontes deste mineral. O ferro está presente tanto em alimentos de origem vegetal quanto animal, porém os de origem animal, como os presentes nas carnes vermelhas, são melhor aproveitados pelo organismo.

Contudo, muitas vezes não é possível obter as quantidades necessárias de ferro somente por meio de alimentos in natura, e é então que deve-se recorrer aos alimentos fortificados ou a suplementos.

A melhor opção para a reposição de ferro é por via oral. A eficácia da suplementação depende de alguns fatores como:

  • intensidade da anemia;
  • capacidade de tolerância e de absorção intestinal do paciente;
  • presença de outras doenças;
  • perfil de segurança com risco mínimo de toxicidade;
  • número de doses diárias;
  • efetividade terapêutica do suplemento.

Hoje em dia, existem disponíveis vários suplementos de ferro: sais ferrosos, sais férricos, complexo de ferro polimaltosado (ferripolimaltose), ferro carbonila e ferro aminoácido quelato.

A melhor opção para suplementação de ferro ou fortificação de alimentos é o ferro bisglicinato quelato Albion (Ferrochel®), pois apresenta excelente biodisponibilidade, tornando-se adequado para prevenção e tratamento de anemia.

A fortificação de alimentos é uma ótima alternativa para controle da deficiência de ferro, principalmente para os grupos de risco. Mas, é preciso muita atenção com o tipo de ferro a ser utilizado e a escolha do veículo alimentar, para garantir a eficácia da fortificação.

Ferro bisglicinato quelato Albion (Ferrochel®)

Estudos comprovam que o ferro bisglicinato quelato Albion (Ferrochel®) é a fonte de ferro mais adequada a ser utilizada na fortificação de alimentos.

Rodrigues et al., (2006) avaliaram o efeito de uma bebida achocolatada fortificada com ferro bisglicinato quelato Albion (Ferrochel®), na dosagem proposta pela legislação brasileira para considerá-la fonte de ferro (1,5 mg Fe/200mL). Os efeitos foram muito positivos em crianças entre 3 e 6 anos, após 3 meses de avaliação, pois houve aumento significativo dos níveis de hemoglobina, ferritina e eritrócito.

Bagni et al., (2009) avaliaram o efeito da fortificação semanal de arroz com Ferro Bisglicinato Quelato Albion (Ferrochel®) sobre a freqüência de anemia e concentração de hemoglobina em crianças. O estudo demonstrou a viabilidade deste composto como meio de fortificação de cereais.

O Ferrochel® Albion também apresentou excelentes resultados no tratamento da anemia via suplementação. Ribeiro et al., (2008) administraram suplemento contendo Ferro Bisglicinato Quelato Albion em gotas na dose de 5mg Fe elementar/kg peso/dia em crianças. Os resultados indicaram que este suplemento é adequado para o tratamento da anemia ferropriva em crianças na primeira infância, por sua excelente tolerabilidade, contribuindo também para o ganho de estatura entre crianças acima de 12 meses.

Um estudo feito por Szarfarc et al, (2001) em gestantes, comparou a eficácia da suplementação diária de Ferrochel® Albion, e sulfato ferroso. Os resultados demonstraram que mesmo em doses mais baixas, a suplementação diária com Ferrochel® Albion é muito mais eficaz do que a suplementação com sulfato ferroso, além de não causar nenhum efeito colateral.

Teor de ferritina sérica durante a gestação

 

Conclusão

A anemia ferropriva é um grave problema de saúde pública. O ferro bisglicinato quelato Albion (Ferrochel®) é o suplemento adequado para a prevenção e tratamento da anemia ferropriva em todas as fases da vida, por sua excelente tolerabilidade, alta biodisponibilidade, segurança e estabilidade nos alimentos, sendo indicado tanto para uso em suplementos quanto fortificação de alimentos.

 

Referências

CANÇADO, Rodolfo D.; LOBO, Clarisse; FRIEDRICH, João Ricardo. Tratamento da anemia ferropriva com ferro por via oral. Rev.Bras.Hematol.Hemoter, v. 32, n. Supl 2, p. 114-20, 2010.

RODRIGUES, Jussara Emilia Ferreira Guerra et al. Efetividade do ferro bis-glicina quelato em achocolatado no controle da deficiência de ferro em pré-escolares. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr, v. 31, n. 1, p. 43-52, 2006.

BAGNI, Ursula Viana et al. Efeito da fortificação semanal do arroz com ferro quelato sobre a freqüência de anemia e concentração de hemoglobina em crianças de creches municipais do Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, n. 2, p. 291-302, 2009.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Sobre o Autor

Kilyos Minerals & Nutrition

Deixe um comentário

Receba nossas novidades por e-mail

Não divulgaremos suas informações