Globalmente, uma a cada três pessoas está ansiosa pela chegada da terceira idade. O Brasil, por sua vez, está um pouco acima da média global, com 37% da população com esse sentimento. É o que demonstra o estudo exclusivo da Ipsos, que foi realizado em parceria com o Center for Aging Better, do Reino Unido. Nesse levantamento, realizado no segundo semestre de 2018 e publicado em fevereiro de 2019, foram entrevistadas 20.788 pessoas em 30 países, incluindo 1.000 brasileiros com idade entre 16 e 64 anos.

De fato, o mundo está envelhecendo e enxerga essa mudança de maneira negativa, já que metade da população global está apreensiva com a velhice, sendo o Brasil líder do ranking com 72% da população se declarando preocupada.

Pessoas no mundo todo reconhecem que há pontos positivos ligados ao envelhecimento, como ter mais tempo para ficar com amigos e familiares, hobbies, lazer, férias e viagens, além da possibilidade de se aposentar. Já as desvantagens são em relação à renda, sendo que três em cada dez pessoas se preocupam em não ter recursos suficientes para viver bem na velhice e um quarto dos entrevistados estão apreensivos em relação à perda da mobilidade e da memória. Mesmo assim, a maioria da população espera estar em forma e saudável nesse período da vida, sendo os brasileiros um dos grupos mais otimistas em relação à saúde com o avançar da idade.

Dois terços dos entrevistados acreditam que é possível que as pessoas se preparem para que sejam mais saudáveis e capazes de lidar com a velhice. Os mexicanos e colombianos são os que mais acreditam nessa possibilidade, com 83% e 80% da população, respectivamente, seguidos pelo Brasil, que aparece empatado com a China, com 79% da população.

De forma geral, a população tem uma ideia clara do que é preciso fazer para se preparar para o futuro: permanecer saudável, exercitar-se regularmente e manter uma dieta adequada.

No entanto, há uma lacuna entre o que é necessário fazer para se preparar para a velhice e o que estão efetivamente fazendo. Quando questionados sobre quais atitudes estão tomando para se preparar para essa fase, as respostas mais comuns em todo o mundo são evitar o cigarro, ter uma dieta saudável e evitar consumo excessivo de álcool, porém a porcentagem da população que adota essas medidas é significativamente pequena, possivelmente por encontrar dificuldades para incorporar tais mudanças no comportamento.

Com o envelhecer da população, é natural que sejam maiores os números de casos de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras. Além disso, há certa apreensão e vontade da população em se preparar para a velhice. Porém, na maioria das vezes, dificuldades são encontradas na adoção de um estilo de vida que seja adequado e possa trazer benefícios na idade avançada. Dessa maneira, o uso de produtos que tragam benefícios para esta fase da vida, que representa uma preocupação para os brasileiros, tende a ser um ramo muito promissor.
 

Referência:
The perennials – the future of ageing – Ipsos Mori, 2019.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.