Cromo no processo de emagrecimento

Cromo no processo de emagrecimento

Por Em Nutrição & Saúde Em 15 de dezembro de 2014


Cópia de canstockphoto20402474O cromo é um nutriente muito importante para a nossa saúde, e pode ser encontrado em vários alimentos, como as oleaginosas, aspargo, cerveja, cogumelo, ameixa, cereais integrais, carnes, vísceras, leguminosas e vegetais. Segundo a Ingestão Diária Recomendada (IDR) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o consumo de cromo deve ser de 35 µg/dia.

A deficiência desse mineral na dieta pode causar intolerância à glicose e alterações prejudiciais relacionadas ao perfil lipídico. Ademais, a suplementação com cromo tem sido utilizada com a finalidade de aumentar a massa muscular e diminuir a gordura corporal.

Os sais de cromo encontrados na maioria dos suplementos são pouco absorvidos. Assim, a Albion desenvolveu o cromo nicotinato glicinato, composto por ácido nicotínico e quelato em glicina. O Cromo Nicotinato Glicinato Albion, além de possuir as características inerentes aos minerais aminoácidos quelatos – como não interação com outros nutrientes e medicamentos, alta biodisponibilidade, ausência de efeitos colaterais -, reproduz a estrutura teórica do cromo GTF (Glicose Tolerance Factor), importante no controle da glicemia.

Em estudos comparativos, estimou-se que o total de mineral absorvido a partir do Cromo Nicotinato Glicinato Albion foi de 57,5% em relação aos 37,5% do picolinato de cromo, 30% para o cromo polinicotinato e 30% para o cromo cloreto.

Função biológica

A partir de 1977, foi demonstrada a importância do cromo na sensibilidade à insulina, por meio de observações em pacientes diabéticos submetidos à nutrição parenteral, isenta de cromo, por longo tempo, nos quais se constatou um agravamento do estado metabólico.

Além de sua atuação principal sobre o metabolismo de carboidratos, também tem sido demonstrada sua participação no metabolismo proteico, estimulando a captação de aminoácidos pelas células. Afora isso, existem algumas evidências sobre a função do cromo no metabolismo lipídico que apontam para o aumento das concentrações de lipoproteínas de alta densidade (HDL) e para a redução do colesterol total e de lipoproteínas de baixa densidade (LDL, VLDL) em indivíduos com dislipidemias.

Um estudo realizado por Riales e Albrink (1981) constatou um aumento significativo dos níveis de HDL-C e uma diminuição significativa nos níveis de triglicerídeos em 23 adultos do sexo masculino que consumiram cromo, cinco vezes por semana durante 12 semanas.

Estudos têm sugerido o uso do cromo como suplemento alimentar para esportistas, pois este mineral pode favorecer a via anabólica por meio do aumento da sensibilidade à insulina, estimulando a síntese proteica e aumentando o ganho de massa muscular. Também existe a especulação sobre o efeito lipolítico causado pelo cromo.

Grant et al. (1997) observaram que o treinamento físico combinado com a suplementação de cromo (400µg/dia) resultou em perda de peso significativa e diminuiu a resposta de insulina a uma carga de glicose oral em mulheres jovens e obesas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não estabelece um valor seguro exato para a ingestão de cromo, mas relata que dosagens de 125 a 200μg/dia além da dieta habitual pode favorecer o controle glicêmico e melhorar o perfil lipídico.

Cromo e emagrecimento

O cromo melhora a sensibilidade à insulina e diminui o ganho de peso. Existem várias publicações que descrevem o papel positivo do cromo na redução de lipídios e no conteúdo de massa corporal tanto em seres humanos quanto em animais obesos.

Em pacientes com sobrepeso ou obesos, demonstrou-se que o uso de suplemento de cromo de alta biodisponibilidade a longo prazo está associado a menor ganho de peso.

Um estudo clínico realizado por Crawford et al. (1999) demonstrou que a ingestão oral de 600 µg/dia de cromo, feita durante dois meses por mulheres afro-americanas, submetidas a uma dieta modesta e ao regime de exercícios, resultou numa perda significativa de gordura sem afetar a massa muscular.

Conclusão

O cromo é um mineral essencial para o metabolismo do corpo. Sua deficiência está associada a alterações tanto no metabolismo dos carboidratos quanto no dos lipídios. Mas para que a suplementação do cromo seja eficaz, é preciso que sua fonte seja biodisponível e que esta não cause efeitos colaterais. Portanto, o Cromo Nicotinato Glicinato Albion é a fonte ideal deste mineral.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 269, de 22 de setembro de 2005. O “Regulamento Técnico Sobre a Ingestão Diária Recomendada (IDR) de Proteína, Vitaminas e Minerais”. ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de 23 de setembro de 2005. Disponível em: http://e-legis.bvs.br/leisref/public/showAct.php?id=18828&word=.

GOMES, Mariana Rezende; ROGERO, Marcelo Macedo; TIRAPEGUI, Julio. Considerações sobre cromo, insulina e exercício físico. Revista brasileira de medicina do esporte, v. 11, n. 5, p. 262-266, 2005.

LEWICKI, Slawomir et al. The role of Chromium III in the organism and its possible use in diabetes and obesity treatment. Annals of agricultural and environmental medicine: AAEM, v. 21, n. 2, p. 331-335, 2014.

CRAWFORD V, Scheckenbach R, Preuss HG Effects of niacin-bound chromium supplementation on body composition in overweight African-American women. Diabetes Obes Metab. 1:331–337, 1999.

RIALES, R. and ALBRINK, M. J. Effect of chromium chloride supplementation on glucose tolerance and serum lipids including high-density lipoprotein of adult men, Am. J. Clin. Nutr., 1981; 34:2670–2678.

GRANT, K. E., CHANDLER, R. M., CASTLE, A. L., and IVY, J. L. Chromium and exercise training: effect on obese women. Med. Sci. Sports Exerc., 1997; 29:992–998.

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Sobre o Autor

Kilyos Minerals & Nutrition

1 Comentário

  • Robério Noleto 1 YEAR AGO

    Muito o esclarecimento sobre o cromo.

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