Dieta detox: como realmente funciona?

Dieta detox: como realmente funciona?

Por Em Nutrição & Saúde Em 17 de agosto de 2015


canstockphoto17360425

Dentre as dietas consideradas da “moda”, destaca-se a detox, que representa uma alternativa atrativa para quem deseja eliminar toxinas do organismo, promovendo, dessa forma, a saúde e o bem-estar.

Nutrientes como flavonóides, aminoácidos, vitaminas, minerais e compostos organosulfurados – como os isotiocianatos – têm importante função no processo da desintoxicação. A maioria desses compostos pode ser encontrada em alimentos como:

- agrião;

- brócolis;

- couve chinesa, folha e de bruxelas;

- rúcula;

- mostarda;

- repolho.

As pessoas têm consumido, principalmente, os chamados sucos detox, acreditando que, dessa forma, farão uma desintoxicação no organismo. Mas o que é realmente o processo de desintoxicação?

Desintoxicação

Captura de Tela 2015-08-17 às 15.36.54A desintoxicação caracteriza-se pelo processo que elimina os xenobióticos (->) do organismo. Ocorre, principalmente, no fígado (60 a 65%) e no intestino (cerca de 20%) por meio da ação de uma cadeia de reações classificadas como reações da fase I, II e III.

  • Reações de fase I: biotransformação ou bioativação

Durante a fase I, a substância original é convertida em um metabólito inativo, menos ativo ou, ainda, mais ativo que o original. O complexo enzimático citocromo P450 (P450) contém as principais enzimas oxidativas que catalisam as reações dessa fase.

  • Reações de fase II: conjugação e hidrólise

Na fase II, as reações convertem os metabólitos ativos em produtos atóxicos, mais hidrofílicos, com maior facilidade de excreção. Ou seja, é nessa fase, precisamente, que ocorre o processo de desintoxicação. É realizado por transferases que fazem conjugação com grupos químicos específicos. A UDP-glucuronosiltransferase (UGT) é a principal enzima relacionada a essa fase.

  • Reações de fase III: finalização do processo

A liberação dos metabólitos biotransformados para serem excretados pela urina ou pelas fezes ocorre nesta fase.

A afirmação de que um suco ou uma semana de dieta à base de vegetais são capazes de desintoxicar o organismo é muito subjetiva. Portanto recomenda-se cautela, devido às limitações de pesquisas que comprovem tais benefícios e aos efeitos dose-dependentes de alguns compostos e nutrientes. Consulte um nutricionista.

Referências:

HODGES, Romilly E.; MINICH, Deanna. Modulation of Metabolic Detoxification Pathways Using Foods and Food-Derived Components: A Scientific Review with Clinical Application. Journal of Nutrition and Metabolism, 2015.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Sobre o Autor

Kilyos Minerals & Nutrition

Deixe um comentário

Receba nossas novidades por e-mail

Não divulgaremos suas informações