Efeito da suplementação de selênio na prevenção do câncer de próstata

Efeito da suplementação de selênio na prevenção do câncer de próstata

Por Em Aplicação de produtos Em 9 de junho de 2015


O câncer de próstata

O câncer de próstata é um tipo de câncer que acomete, principalmente, homens com idade superior a 50 anos. A genética, o desequilíbrio hormonal e a dieta irregular são considerados fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença.

Importante questão de saúde pública, o câncer de próstata é uma das doenças cancerígenas que mais matam homens no mundo. Somente no Brasil, em 2014, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 13 mil brasileiros morreram em decorrência da doença. Esse número equivale a uma morte a cada 40 minutos.

Uma das principais formas de diagnóstico desse tipo de câncer é a medição dos níveis de antígeno prostático específico – mais conhecido como PSA – no organismo. Quando a quantidade dessa substância está acima do normal, alerta-se para a possibilidade da doença.

O selênio

Captura de Tela 2015-06-09 às 13.11.50Micronutriente com importante ação antioxidante, o selênio atua como um agente antimutagênico, prevenindo transformações malignas de células normais. Esse efeito protetor do selênio está associado à sua presença na enzima glutationa peroxidase (GPx), conhecida por proteger o DNA e outros componentes celulares do estresse oxidativo*.

Por isso o selênio pode agir como um aliado na redução do risco de câncer.

Estudo

Com o intuito de verificar o efeito da suplementação de selênio nos níveis da GPx nos eritrócitos e no plasma e na redução dos valores de PSA no plasma, um estudo foi realizado em Columbus, Ohio, com homens de 40 a 60 anos de idade.

Não puderam participar da pesquisa aqueles com graves problemas de saúde e os que estavam em uso de medicamentos que afetassem o metabolismo mineral ou em consumo regular de suplementos contendo selênio.

Os participantes foram, de maneira aleatória, divididos em dois grupos que consumiam por dia:

- placebo (medicação ou substância sem efeito terapêutico) de maltodextrina (n = 30) ou

- 200 mg de selênio glicinato (n = 30), fornecido pela Albion Laboratories (Clearfield, Utah).

A suplementação do produto designado teve duração de seis semanas, e amostras de sangue dos participantes foram recolhidas antes e após o período de consumo das substâncias.

Os indivíduos foram orientados a manter suas práticas alimentares e de exercícios anteriores durante a participação no estudo.

Resultados

Em suma, a suplementação de selênio aumentou ambas as atividades de GPx, no plasma e nos eritrócitos (Figuras 1 e 2, respectivamente).

Apresentação sem título-9

Os valores são médias em unidade por mililitro.

* Significativamente diferente dos valores pré-suplementação

Apresentação sem título-10

Os valores são médias em unidades por grama de hemoglobina.

* Significativamente diferente dos valores pré-suplementação.

A suplementação de selênio reduziu os níveis de PSA, um fator de risco para o câncer de próstata.

Apresentação sem título-11

Os valores são médias em nanograma por mililitro.

* Significativamente diferente dos valores pré-suplementação.

Assim, a suplementação com selênio glicinato aumentou a atividade de GPx e diminuiu o PSA em homens de meia-idade.

O tipo do composto utilizado neste estudo, o selênio glicinato Albion, possui elevada bioatividade para incorporação em selenoproteínas, quando comparada à de outras formas. Portanto é o composto mais indicado para suplementação com selênio.

Interessou-se por nossos produtos? Entre em contato conosco. :)

Referências

ZHANGA, W.; JOSEPHA, E.; HITCHCOCKB, C.; DISILVESTRO, R. A. Selenium glycinate supplementation increases blood glutathione peroxidase activities and decreases prostate-specific antigen readings in middle-aged US men. Nutrition Research, v. 31, p. 165-8. 2011.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Sobre o Autor

Kilyos Minerals & Nutrition

Deixe um comentário

Receba nossas novidades por e-mail

Não divulgaremos suas informações