Efetividade do Ferrochel em achocolatado no controle da deficiência de ferro em pré-escolares
  • Home
  • Análise de estudos
  • Efetividade do Ferrochel em achocolatado no controle da deficiência de ferro em pré-escolares

Efetividade do Ferrochel em achocolatado no controle da deficiência de ferro em pré-escolares

Por Em Análise de estudos Em 17 de novembro de 2014


A anemia ferropriva – causada pela deficiência de ferro -, é o desvio nutricional de maior prevalência em todo o mundo, devido, principalmente, à baixa ingestão de ferro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dois bilhões de pessoas (equivalentes a 35% da população mundial), são afetadas pela deficiência de ferro, e estima-se que 1/3 dos ferro-deficientes apresentam manifestações clínicas desse distúrbio.

No Brasil, um levantamento feito em 20 capitais revelou que metade das crianças, com idade inferior a 3 anos, tinha anemia. As crianças com estado nutricional mais grave foram encontradas no Nordeste, onde a anemia atingia 49% delas. Na região Norte, Centro-Oeste e Sul, a prevalência de anemia foi 29,5%, 51% e 48%, respectivamente.

Estudo

Um estudo realizado na Instituição Assistencial Núcleo Batuíra – Guarulhos, SP, avaliou o efeito de uma bebida achocolatada fortificada com Ferrochel Albion (ferro bisglicinato quelato) no controle da deficiência de ferro em pré-escolares, sendo que:

  •  157 crianças, com idade entre 3 e 6 anos, consumiram, durante 3 meses, bebida láctea achocolatada fortificada com 1,5 mg de ferro elementar (15% da IDR/100mL, de acordo com a Portaria n. 31 de 1998) na forma de Ferrochel Albion;
  • A bebida foi oferecida em embalagem UHT, durante os lanches realizados na instituição, de segunda a sexta feira;
  • Para avaliar a efetividade da intervenção, foi realizado hemograma completo e dosagem de ferritina no momento inicial e após 3 meses de ingestão da bebida fortificada;

* O ponto de corte determinado para deficiência de ferro foi de 12 g/dL.

Resultados e discussão

Os valores de ferritina (p=0.0004) e de eritrócitos (p<0.001) apresentaram aumento estatisticamente significativo, como é possível perceber na tabela 1. Pode-se observar, também, o efeito da intervenção nos níveis de hemoblobina (p<0,001), no gráfico abaixo.

Tabela 1. Média dos valores de ferritina e eritrócitos antes e após intervenção.

ferritinavalor

 

Gráfico. Média dos valores de hemoglobina antes e após intervenção dos grupos ferro-deficientes e ferro-limítrofes.

media dos valores de hemoglobina

 

O estudo realizado comprova que a absorção do Ferrochel Albion é mais rápida e em maior quantidade que a dos sais de ferro, em decorrência de sua maior estabilidade no estômago e no intestino. A vantagem do Ferrochel Albion, frente a outros compostos, é a sua alta biodisponibilidade, permitindo que maiores quantidades de ferro sejam rápida e seguramente distribuídas aos tecidos que dele necessitam. Isso permite que pequenas quantidades desse composto assegurem importantes resultados.

Além disso, não foi relatado nenhum efeito colateral ou queixa por parte dos participantes e seus responsáveis, durante a intervenção. A aceitação do produto foi ótima e ele manteve-se estável durante todo o período de estudo, sem alterações organolépticas significativas.

Conclusão

A ingestão de bebida láctea fortificada com Ferrochel Albion exerceu efeito positivo na prevenção de anemia em crianças com idade pré-escolar. Além disso, a bebida láctea achocolatada demonstrou ser um excelente veículo para a fortificação com ferro bisglicinato quelato Albion, devido à estabilidade e à aceitação do público infantil.

Referências

RODRIGUES, J.E.F.G.; PINEDA, O; NAME, J.J.; SANCHEZ, J.G.

1.Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 31, n.1, p.43-52, abr.2006

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Sobre o Autor

Kilyos Minerals & Nutrition

Comments are closed here.

Receba nossas novidades por e-mail

Não divulgaremos suas informações