Estudo demonstra a eficiência do MenaQ7® (vitamina K2) na fortificação de lácteos

Estudo demonstra a eficiência do MenaQ7® (vitamina K2) na fortificação de lácteos

Por Em Análise de estudos, Aplicação de produtos Em 27 de janeiro de 2016


Os lácteos estão entre os produtos alimentícios mais consumidos no Brasil e no mundo. Sua lista de aplicação é extensa, e seu consumo faz-se presente em todos os estágios da vida, da infância à senescência, seja no leite preparado especialmente para bebês e crianças, no leite do café da manhã, no queijo do lanche da tarde, no iogurte, em alguns molhos e assim por diante. Por isso, esse tipo de produto vem sendo, cada dia mais, alvo de fortificação com minerais e vitaminas.

 

Vitamina K2

Como publicado no post da semana passada, a vitamina K2 tem importante atuação na saúde da gestante e do bebê por auxiliar na formação óssea, na saúde cardiovascular, na prevenção de hemorragia durante a gravidez, entre outros. É uma vitamina essencial que pode ser encontrada, principalmente, em alimentos fermentados, como a soja fermentada.

Por sua vez, a soja fermentada pode ser base de alimentos como o natto. Muito consumido no Japão, o natto deu origem ao MenaQ7®, uma forma da vitamina K2 comercializada pela Nattopharma, empresa norte-americana representada pela Kilyos no Brasil.

Utilizado em um estudo realizado no ano passado por Knapen et al., o MenaQ7® demonstrou ser uma ótima alternativa para a fortificação de lácteos. Nesse estudo, 56 adultos de ambos os sexos, com idades entre 45 e 65 anos, consumiram 56ug de vitamina K2 em forma de MenaQ7® em 250 ml da bebida, durante 12 semanas, no café da manhã e no jantar.

Ao final do estudo, houve um aumento nos níveis circulantes de MenaQ7®, como é possível ver na Figura 1.

MK-7

Figura 1. Níveis circulantes de MK-7 antes e após o consumo de iogurte fortificado  

 

Isso sugere que o iogurte é um ótimo veículo para fortificação de vitamina K2, pois, apesar de pequenas doses, houve melhora significativa do status de vitamina K2 nos participantes.

Hogne Vik, CEO da Nattopharma, afirmou, sobre o estudo, que ele “não só confirma que o uso, a curto prazo, de MenaQ7® pode melhorar a saúde, mas também que o iogurte é uma forma eficaz de fornecer ao público esse importante nutriente (vitamina K2)”.

“Temos a documentação clínica mostrando que as crianças, geralmente, são deficientes de vitamina K2. A confirmação de que nosso ingrediente se aplica também a um produto lácteo, como o iogurte, é uma importante descoberta. Isso significa que nós podemos tornar o nutriente disponível para mais pessoas, alcançar um público mais jovem e criar uma geração mais saudável”, conclui Vik.

Confira o estudo na íntegra: http://news.cision.com/nattopharma-asa/r/natto–new-evidence–vitamin-k2-fortified-yogurt-helps-improve-heart-health,c9860506

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Sobre o Autor

Kilyos Minerals & Nutrition

Deixe um comentário

Receba nossas novidades por e-mail

Não divulgaremos suas informações