Fator de correção para minerais aminoácidos quelatos

Fator de correção para minerais aminoácidos quelatos

Por Em Análise de estudos Em 14 de janeiro de 2015


canstockphoto24231682

O Fator de Correção (FC) é uma ferramenta utilizada para o cálculo do teor de ativo de determinado composto. Tanto para a prescrição quanto para a aplicação dos minerais aminoácidos quelatos Albion, é sempre necessário aplicar o FC para determinar a quantidade de produto que deve ser utilizada para atingir a dose de mineral elementar que foi prescrita.

A razão para essa regra é a consideração de que uma prescrição está sempre pautada pela dose do princípio ativo, sendo os demais elementos como ânions, aminoácidos ou outros, estes podem variar de proporção segundo o composto base para o princípio ativo. Por exemplo, entre os compostos quelatos Albion de magnésio, a concentração pode variar de 8 a 18%, o que dá uma variação de mais de 100% dependendo de qual fator de correção será utilizado. Por isso, o fator de correção torna equivalentes as prescrições independentemente de qual mineral quelato é prescrito.

Do ponto de vista médico, entretanto, temos um fator ainda mais importante. Toda a literatura médica e nutricional sempre se refere à dose do mineral em sua forma ELEMENTAR e não em sua forma de composto, justamente pelas razões acima. Sendo assim, não faz sentido a prescrição de uma dose de composto, por exemplo, Magnésio Glicil Glutamina Albion (200, 400 mg ou qualquer outra dose) sem que o médico leve em consideração o fator de correção. A prescrição correta é imprescindível para alcançar os resultados que a mesma propõe.

A concentração de mineral dos produtos Albion é sempre apresentada em forma de porcentagem, por exemplo: Magnésio Glicil- Glutamina Quelato 8,5%, essa porcentagem é usada para se calcular o FC.

Então, se um médico prescrever 200 mg de magnésio na forma de Magnésio Glicil-Glutamina, os seguintes passos deverão ser seguidos:

        1. Cálculo do Fator de Correção do Magnésio Glicil-Glutamina:

        Fórmula para cálculo do Fator de Correção (FC):

        FC = 1/ concentração do mineral em %

        FC Magnésio Glicil- Glutamina = 1/ 8,5%

        FC Magnésio Glicil- Glutamina = 11,8

        2. Determinação da quantidade final de Magnésio Glicil-Glutamina para atingir a dose prescrita de magnésio:

        Quantidade final de produto = dose prescrita x fator de correção

        Quantidade final de Magnésio Glicil-Glutamina = 200 mg x 11,8

        Quantidade final de Magnésio Glicil-Glutamina = 2,36 g

Como vimos, após se conhecer o valor do FC, multiplica-se o mesmo pela dose prescrita, assim tem-se a quantidade de produto que atinge o teor elementar do mineral. Lembrando que a dose prescrita deve sempre estar de acordo com a Ingestão Diária Recomendada (IDR) do mineral (RDC n269, de 22 de setembro de 2005).

Importante: o Fator de Correção é utilizado para atingir o teor elementar do mineral que foi prescrito, por isso deve-se avaliar se a dosagem prescrita já está ou não com o valor corrigido.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Sobre o Autor

Kilyos Minerals & Nutrition

4 Comentários

  • celio a silva 3 YEARS AGO

    olá boa tarde, gostaria de saber se na industria é aplicado o fator de correção do magnésio glicil glutamina?se não aplicado porque? existe farmácia de manipulação que não aplica o fator de correção sabendo que o mesmo vem a 85%,

    Responder
    • Cristiano 2 YEARS AGO

      As vezes a farmacia não aplicou o fator de correção, por a prescrição médica estar em uma dose acima do recomendado diariamente.

      Responder
      • CELIO ALVES DA SILVA 2 YEARS AGO

        NA VERDADE QUESTIONEI COM O FARMACÊUTICO E ELE ME EXPLICOU QUE ELE USAM O DA INDUSTRIA . A DOSAGEM PRESCRITA FOI DE 200MG AO DIA DE MAGNESIO GLICIL GLUTAMINA SE ELE ,VEM A 85%,TERIA QUE TER UM FATOR DE 11,8 FC. POREM SERIA (11,8 X200mg x 60 cap=141,6g e equivala + ou - umas 10caps para obter 1 dose,siginifica que 200mg de MAGNESIO GLICIL GLUTAMINA EQUIVALE 2,36g do ativo à 100%

        Responder
        • Kilyos Minerals & Nutrition 2 YEARS AGO

          Olá, Célio! Agradecemos seu contato. Esclarecemos que o Magnésio Glicil Glutamina Albion contém 8,5% de magnésio na forma elementar, portanto o fator de correção a ser aplicado é 11,8. Sendo assim, para atender a uma prescrição de 200mg de magnésio elementar, serão necessários 2360 mg de Magnésio glicil glutamina Albion (200 x 11,8= 2360). Para saber em quantas cápsulas essa dose será fracionada é necessário seguir a recomendação médica e consultar uma farmácia de manipulação de sua confiança.

          Responder

Deixe um comentário

Receba nossas novidades por e-mail

Não divulgaremos suas informações