Fortificação de leite com Calci-K

Fortificação de leite com Calci-K

Por Em Aplicação de produtos Em 3 de novembro de 2015


O leite e seus derivados estão entre os alimentos mais consumidos pelos brasileiros hoje em dia. Os laticínios, em geral, ficam em terceiro lugar na preferência da alimentação doméstica das pessoas de nosso País. Esse tipo de alimento abrange, praticamente, todas as faixas etárias e tem uma importante função em cada uma delas.

Cópia de canstockphoto1481960

Soma-se a isso o fato de a indústria alimentícia ter maior preocupação com fatores nutricionais a fim de proporcionar a seus consumidores benefícios à saúde, o que, por sua vez, pode ser alcançado por meio da fortificação de alimentos.

Os laticínios podem ser fortificados, por exemplo, com minerais, entre eles o cálcio, um mineral que desempenha diversas funções no organismo, como contração muscular, coagulação sanguínea e saúde óssea. Além disso, estudos têm demonstrado o seu papel na prevenção de doenças como obesidade, câncer e osteoporose.

-

No entanto, dificuldades tecnológicas e de absorção, muitas vezes, impedem uma fortificação de sucesso. Isso porque a maioria dos nutrientes, dependendo de sua forma, altera as características sensoriais dos alimentos, e alguns sais minerais, como sulfatos e óxidos, possuem biodisponibilidade muito baixa, além de interagirem com compostos da dieta, o que afeta a eficácia da fortificação.

Com o interesse de solucionar essas questões, a Albion Human Nutrition, representada pela Kilyos no Brasil, desenvolveu o Calci-K, um complexo de cálcio/potássio/fósforo que se dissolve rapidamente em alimentos líquidos, dispensando o uso de agentes de suspensão, além de possuir biodisponibilidade superior à de outras formas de cálcio.

Um teste realizado pela Kilyos demonstrou que a adição de 50g de Calci-K, tanto em leite desnatado quanto no integral, não alterou as características sensoriais – sabor, odor, consistência – do produto. Esse composto é, portanto, indicado para fortificação de leite tanto por suas facilidades tecnológicas quanto por seus benefícios nutricionais.

Interessou-se por nossos produtos? Tem alguma dúvida sobre o texto? Entre em contato conosco :)

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Sobre o Autor

Kilyos Minerals & Nutrition

Deixe um comentário

Receba nossas novidades por e-mail

Não divulgaremos suas informações