Milk Ideas 2015 reúne palestras e fóruns sobre tendências e inovações do setor lácteo
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Milk Ideas 2015 reúne palestras e fóruns sobre tendências e inovações do setor lácteo

Por Em Eventos Em 13 de outubro de 2015


Em 6 de outubro, o Hotel Pullman, na Vila Mariana – SP, recebeu a 2˚ edição do evento Milk Ideas, organizado pela Granotec/Granolab, com 9 palestras sobre tendências, inovações e novas tecnologias, e fóruns de discussão sobre o setor lácteo.

Entre os participantes estavam empresas como 3M, Arla Foods, Tetra Pak, Novozymes e Kilyos. Saiba como foi a participação dessas empresas no evento!

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A importância da inovação. Luiz Serafim, head de marketing da 3M e autor do livro “O Poder da Inovação” (compre aqui), iniciou o Milk Ideas com a palestra Como alavancar sua empresa pela inovação, na qual apontou exemplos – como a trajetória da 3M, que, em seus 113 anos, já passou por diversos segmentos de fabricação, desde lixas e fitas-crepe a placas refletivas -, dicas e ferramentas estratégicas para empresas alcançarem resultados positivos por meio da inovação.

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Luiz Serafim durante palestra ministrada no Milk Ideas 2015 /Imagem: Bianca Ribeiro

 

Sports Yoghurt. O aumento da demanda por alimentos com alto teor de proteínas – cujos benefícios incluem a integridade da saúde óssea e a saciedade por maior período de tempo – foi um dos motivos apresentados por Marcelo Leitão, gerente nacional de vendas da Arla Foods, para a utilização de proteínas funcionais em iogurtes destinados a praticantes de esportes (sports yoghurt) e em bebidas lácteas acidificadas sem fermentação.

Apenas em 2013, a venda de iogurtes cresceu 58,3 bilhões de dólares no mundo e, em 2014, foram lançadas cerca de 250 variações desse tipo de bebida também em âmbito mundial. Segundo Leitão, o iogurte deixou de ser um produto associado ao café da manhã somente e, por seus incontáveis benefícios, vem se tornando forte tendência de consumo a cada dia.

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Inovar para crescer no mundo dos lácteos. Em complementação às palestras anteriores, Fabio Thomazelli, gerente de marketing da Tetra Pak, ministrou a palestra Inovar para crescer no mundo dos lácteos. Segundo dados apresentados pelo palestrante, 59% dos brasileiros consomem leite todos os dias, no entanto a média de consumo de lácteos cai à medida que a população envelhece.

Ao introduzir o tema de leites especiais como alternativa de inovação e tendência no mundo dos lácteos, como o zero lactose, que tem como principal diferencial a fácil digestão, Thomazelli apontou que mais de 77% das pessoas, no Brasil, têm interesse por alimentos que agregam valor nutricional à dieta.   

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PuraQ Arome®. Os brasileiros consomem, em média, o dobro de sal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi o que demonstrou Rafael Contador, gerente de desenvolvimento de negócios da Corbion PuraQ, que, para amenizar tal situação, apresentou como solução o PuraQ Arome®, fermentado de açúcar que diminui a concentração de sal dos alimentos.  

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Após as palestras do período da manhã, houve um debate em que os participantes fizeram perguntas aos palestrantes através de um mediador. Da esquerda para a direita: Marcelo Leitão, Luiz Serafim e o mediador e apresentador do evento. /Imagem: Bianca Ribeiro

 

Iogurtes gregos como tendência e oportunidade. Mais de um milhão de pessoas deixaram de fazer refeições fora de casa. Nos domicílios, leites e derivados ficam em terceiro lugar na preferência de consumo alimentar, sendo que, de 2012 a 2014, a Danone obteve 8,9 milhões de novos consumidores e o Vigor Grego, 6.4 milhões, no mesmo período. Ou seja, os iogurtes e, especialmente, os iogurtes gregos estão fazendo muito sucesso entre as pessoas.

A Kantar Worldpanel, que realiza pesquisas de mercado, teve como palestrante no evento João Paulo Ferri, diretor de contas na empresa. Ele exibiu dados baseados em pesquisas realizadas em todo o Brasil, em mais de 51 milhões de domicílios, entre os quais os citados acima.

Além disso, foram apresentados costumes, preferências e desejos do consumidor atual em relação  ao universo dos lácteos.

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Lactomonitor™. Nova tecnologia que permite medir o nível de lactose de lácteos, o Lactomonitor™ é prático e rápido na obtenção das medidas além de seguro. Foi o que afirmou Daniel Machado, especialista de tecnologia industrial da Novozymes, em sua palestra Lactomonitor™ – Inovação para medição de grau de hidrólise em produtos lácteos com lactose reduzida, durante a qual, inclusive, fez uma pequena demonstração de como o equipamento funciona.

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Equipamento Lactomonitor™, que promete medir o grau de hidrólise em produtos lácteos. /Imagem: Bianca Ribeiro

 

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Daniel Machado realiza demonstração sobre o funcionamento do Lactomonitor™ /Imagem: Bianca Ribeiro

 

3M Petrifilm. Sylnei Santos, especialista técnico em microbiologia e food safety, da 3M, ministrou a palestra Métodos rápidos para enumeração de micro-organismos indicadores de higiene e detecção de micro-organismos patogênicos para matrizes lácteas e monitoramento ambiental. Nela salientou a importância de um controle de micro-organismos nos alimentos, os quais podem causar doenças e, em casos extremos, levar à morte.

Para o controle, Santos divulgou o 3M Petrifilm, que, segundo ele, é mais prático, rápido e eficiente em comparação ao método tradicional.

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Sylnei Santos é doutorando em microbiologia dos alimentos pela FEA – Unicamp /Imagem: Bianca Ribeiro

 

Aplicação de magnésio na fortificação de produtos lácteos como estratégia de complementação do cálcio

Quando as pessoas pensam em leite, geralmente, a primeira coisa que vem à cabeça é o fato de ele ser fonte de cálcio e, consequentemente, bom para os ossos. No entanto, muita gente não sabe da importância que tem o magnésio na absorção do cálcio  nem conhece outros fatores decisivos para que esse mineral exerça corretamente sua função no organismo.

Com isso em mente, Ana Paula Camargo, especialista de suporte técnico, da Kilyos Minerals & Nutrition, em sua palestra com o tema Aplicação de magnésio na fortificação de produtos lácteos como estratégia de complementação do cálcio, demonstrou, com informações baseadas em estudos científicos, quão relevante é o magnésio como complemento do cálcio, por exemplo, em produtos lácteos.

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Ana Paula Camargo durante palestra no Milk Ideas 2015 /Imagem: Bianca Ribeiro

 

A fortificação de leite e derivados com cálcio e magnésio é, portanto, uma ótima alternativa para promover melhorias à saúde e ao bem-estar da população. No entanto, é necessário tomar algumas precauções quanto ao tipo de composto utilizado, pois este pode ter baixa biodisponibilidade e apresentar dificuldades tecnológicas.

Ana, doutora em engenharia de alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), citou os principais benefícios dos compostos de cálcio e magnésio da Albion Human Nutrition, empresa da qual a Kilyos é representante exclusiva no Brasil.

Como minerais orgânicos, o Magnésio Bisglicinato Quelato, o DimaCal®, o Cálcio Citrato Malato (CCM) e o Calci-K®, todos da Albion®, apresentam biodisponibilidade muito superior à de outras formas minerais assim como não alteram as características sensoriais dos alimentos – cor, sabor, textura e odor.

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No momento da palestra de Ana Paula Camargo, foram distribuídas trufas de chocolate meio-amargo fortificadas com Magnésio Bisglicinato Quelato Buffered® /Imagem: Bianca Ribeiro

 

O Milk Ideas 2015 reuniu cerca de 150 convidados aos quais foram oferecidos breakfast entre algumas palestras, almoço e happy hour no encerramento.

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Convidados do evento durante breakfast da tarde /Imagem: Bianca Ribeiro

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Sobre o Autor

Kilyos Minerals & Nutrition

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