O hormônio do crescimento: como o zinco atua no equilíbrio do GH

O hormônio do crescimento: como o zinco atua no equilíbrio do GH

Por Em Aplicação de produtos, Nutrição & Saúde Em 18 de maio de 2015


O zinco

O zinco é um mineral encontrado em alimentos de origem animal, como carne vermelha, ovo, leite e derivados, e também em cereais integrais, oleaginosas, sementes e leguminosas. Ele é essencial para o adequado funcionamento do organismo.

O zinco, em nosso corpo, participa de várias atividades, entre as quais as principais são:

  • síntese e degradação dos carboidratos, lipídeos e proteínas;
  • funcionamento adequado do sistema imunológico;
  • defesa antioxidante;
  • reprodução;
  • manutenção do crescimento e do desenvolvimento.

A deficiência de zinco – quando a quantidade disponível desse mineral no organismo é insuficiente – contribui para o desequilíbrio hormonal (vide quadro abaixo) e pode causar:

– dificuldade de cicatrização;desequilibrio_hormonal

– diarreia;

– anorexia e perda de peso;

– queda de cabelos;

– aumento do risco de aborto;

– prematuridade na gestação;

- retardo no crescimento.

Zinco e Hormônio do Crescimento (GH)

De bebês a adolescentes, o hormônio responsável pelo crescimento é o GH –  conhecido como o hormônio do crescimento – com atuação na fisiologia humana e inquestionável papel no crescimento linear. Ele age sobre as placas de crescimento e provoca o alongamento do osso bem como o aumento de sua largura.

Além disso, o GH controla uma variedade de outros processos fisiológicos e metabólicos, tais como a mineralização óssea, o metabolismo da glicose e de lipídeos, a síntese de proteínas, e estimula o sistema imunológico.

O zinco atua nas vias de produção e secreção do GH no organismo por meio da ativação de enzimas que participam desses processos. Ou seja, para o equilíbrio do hormônio do crescimento, é imprescindível a ingestão adequada de zinco.

Suplementação de zinco: Zinco Bisglicinato Quelato Albion

Quando se faz necessária a suplementação, o melhor composto de zinco é o Zinco Bisglicinato Quelato Albion, uma vez que possui diversos diferenciais, quando comparado a outras formas minerais. Seus benefícios incluem a ausência de efeitos colaterais além da vantagem de não competir por sítios de absorção no organismo, chegar intacto ao trato gastrointestinal e possuir biodisponibilidade muito superior à de outros compostos.

Por isso, busque sempre por suplementos que contenham o Zinco Bisglicinato Quelato Albion, contudo, não esqueça: consulte um médico ou nutricionista para melhores informações! 

Possui alguma dúvida, reclamação ou sugestão? Interessou-se por nossos produtos? Entre em contato conosco :)

Referências

ALVES et al. Positive effects of zinc supplementation on growth, GH, IGF1, and IGFBP3 in eutrophic children. J Pediatr Endocr Met,  25(9-10): 881–887. 2012.

JURCZAK et al. Effect of menopausal hormone therapy on the levels of magnesium, zinc, lead and cadmium in post-menopausal women. Annals of Agricultural and Environmental Medicine. Vol 20, No 1, 147-151. 2013.

MILETTA et al. The role of zinc dynamics in growth hormone secretion. Horm Res Paediatr. 80(6):381-9. 2013.

SENA; PEDROSA. Efeitos da suplementação com zinco sobre o crescimento, sistema imunológico e diabetes. Rev. Nutr.,  v. 18, n. 2, p. 251-259, 2005.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Sobre o Autor

Kilyos Minerals & Nutrition

Deixe um comentário

Receba nossas novidades por e-mail

Não divulgaremos suas informações