Por que é importante se hidratar no verão?

Por que é importante se hidratar no verão?

Por Em Nutrição & Saúde Em 2 de dezembro de 2015


De acordo com especialistas, este ano teremos um dos verões mais quentes no Brasil, sendo a principal causa disso o aquecimento global. Por isso, é preciso ter um cuidado especial com a nossa hidratação.

A perda hídrica – perda de líquidos – pode levar à desidratação, que altera o equilíbrio hidreletrolítico, dificulta a termorregulação (regulação da temperatura do corpo), representando risco à nossa saúde.

As consequências da desidratação são várias, como se pode verificar no quadro abaixo:

Captura de Tela 2015-12-02 às 11.07.53

Recomendação

A recomendação de ingestão total de água adequada é de 3,7 litros para homens e 2,7 litros para mulheres por dia, para a faixa etária de 19 a 70 anos. Em dias quentes, exige-se um aumento na hidratação para evitar a perda de líquidos.

Crianças, antes de iniciar uma atividade física prolongada, devem estar bem hidratadas. Durante a atividade, é conveniente ingerir líquidos periodicamente (ex: 150mL de água potável fria ou de solução flavorizada e salgada a cada 20 minutos para crianças com peso de até 40kg e 250mL, para adolescentes pesando 60kg), mesmo na ausência de sede.

Para adultos, praticantes de atividade física, a recomendação é de consumo de 500 mL de líquidos duas horas antes do exercício para promover uma hidratação adequada. O consumo de  200 a 300 mL de líquidos, de 10 a 20 minutos antes do exercício, também é recomendado.

verÃO

Caso o exercício dure mais de uma hora, recomenda-se, ainda, a adição de sódio na solução de reidratação.

Quem trabalha sob o sol ou aqueles que praticam atividade física sob temperaturas elevadas necessitam de uma maior ingestão de água total por dia.

Leia também: O que são bebidas para esportistas (e para que elas servem)?

Referências

Rossi, L., Reis, V. B., & Azevedo, C. E. (2010). Desidratação e recomendações para a reposição hídrica em crianças fisicamente ativas. Rev Paulista de Pediatria.

Machado-Moreira, C. A., Vimieiro-Gomes, A. C., Silami-Garcia, E., & Rodrigues, L. O. C. (2006). Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente?. Revista Brasileira de Medicina do Esporte12(6), 405-409.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Sobre o Autor

Kilyos Minerals & Nutrition

Deixe um comentário

Receba nossas novidades por e-mail

Não divulgaremos suas informações