Você sabe o que é um alimento funcional?

Você sabe o que é um alimento funcional?

Por Em Nutrição & Saúde Em 6 de julho de 2015


Alimento Funcional é um alimento convencional ou similar ao convencional, consumido como parte da dieta usual, que, além de fornecer funções nutricionais básicas, exerce efeitos fisiológicos benéficos e/ou reduz o risco de doenças crônicas.

Um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado que pode exercer efeito benéfico em uma ou mais funções-alvo no corpo e que possui efeitos nutricionais adequados, de maneira que seja relevante tanto para o bem-estar e a saúde quanto para a prevenção de doenças. Como exemplos de categorias de alimento funcional temos:

- alimentos convencionais, que contêm compostos bioativos naturais, como os carotenóides, naturalmente presentes em alimentos como legumes e frutas;

- alimentos modificados, que contêm compostos bioativos de alimentos por meio de enriquecimento ou fortificação, como ômega-3, na margarina e em ovos, e probióticos.

O mercado desses produtos é impulsionado por vários fatores, como:

- aumento dos custos dos cuidados com a saúde;

- tendência de automedicação para manter os custos mais baixos;

- aumento da idade da população;

- epidemia de obesidade e níveis elevados de doenças.

Regulação dos alimentos funcionais

O Japão é o líder na regulação de alimentos funcionais. O Ministério da Saúde japonês foi a primeira agência reguladora a reconhecer os alimentos funcionais como uma categoria de alimento exclusivo.

No Brasil, a regulação relacionada a alimentos funcionais é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que classifica alimentos com alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde.

ALEGAÇÃO DE PROPRIEDADE FUNCIONAL:
É aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.
ALEGAÇÃO DE PROPRIEDADE DE SAÚDE:
É aquela que afirma, sugere ou implica a existência da relação entre o alimento ou ingrediente e a doença ou condição relacionada à saúde.

A legislação brasileira não define alimento funcional, no entanto define “alegação de propriedade funcional” e estabelece as diretrizes para sua utilização bem como as condições de registro para os alimentos com tais propriedades.

Dentre as diretrizes para esse tipo de alimento, são permitidas alegações funcionais relacionadas ao papel fisiológico no crescimento, desenvolvimento e funções normais do organismo ou, ainda, alegações sobre a manutenção geral da saúde e a redução do risco de doenças, em caráter opcional. Não são permitidas alegações que façam referência à cura ou à prevenção de doenças.

O produto registrado na categoria de alimentos com propriedade funcional e/ou de saúde deve apresentar a alegação conforme lista de alegações aprovadas, que incluem, dentre outros: ÁCIDOS GRAXOS: Ômega 3; CAROTENÓIDES: Licopeno, Luteína, Zeaxantina; FIBRAS ALIMENTARES; FITOESTERÓIS e PROBIÓTICOS.

Dicas sobre o consumo de alimentos funcionais

- É necessário que o consumo seja regular, para que os resultados sejam alcançados;- é importante que o consumidor siga as instruções na rotulagem;

 – o consumidor deve estar atento e buscar informações sobre o alimento que está comprando (no caso de alimentos industriais), além de verificar se o mesmo teve sua eficácia avaliada por pesquisas confiáveis;- o consumo de alimentos funcionais deve fazer parte de uma dieta balanceada e equilibrada.

Referências

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Alimentos>.

CROWE; FRANCIS. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Functional Foods. J Acad Nutr Diet. v.113, n. 8, p. 1096-1103. 2013.

STRINGHETA, P. C. et al. Políticas de saúde e alegações de propriedades funcionais e de saúde para alimentos no Brasil. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, vol. 43, n. 2, 2007.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Sobre o Autor

Kilyos Minerals & Nutrition

Deixe um comentário

Receba nossas novidades por e-mail

Não divulgaremos suas informações