(55) 11 2925 6035 |  kilyos@kilyos.com.br

Ganhadora do Prêmio BIS por 3 anos consecutivos. Saiba mais sobre a Kilyos | Entre em contato

Aplicação de produto, Nutrição e Saúde

O papel da vitamina K2 para uma gravidez mais saudável

Sabemos que, para uma gestação saudável, é indispensável uma alimentação balanceada e repleta de nutrientes, como minerais e vitaminas. Cálcio, ferro e vitamina D são alguns dos principais temas abordados quando o assunto é nutrição durante a gravidez. No entanto, a vitamina K2(menaquinona) também tem um importante papel nesse período.

De acordo com a nutricionista Mariana Gomes, pós-graduada em nutrição clínica e terapia funcional, nutrição ortomolecular e fitoterapia, a vitamina K2 atua na prevenção não só de hemorragia durante a gravidez e o parto como também da doença hemorrágica no bebê.

“[A vitamina K2] auxilia na formação óssea do recém-nascido e diminui o risco de fraturas na infância. Ela também é importante para a saúde cardiovascular da gestante”, completa Mariana.

A vitamina K2 é uma das formas da vitamina K, produzida pela ação de bactérias do intestino. Segundo a nutricionista, alimentos fermentados, como queijo, kefir e soja fermentada, também contêm uma quantidade significativa de vitamina K2, visto que já sofreram a ação de bactérias.

Além disso, a vitamina K2 também pode ser obtida mediante a conversão de altas doses de vitamina K1 em K2 no organismo.

 

Quando a suplementação de vitamina K2 na gestação é recomendada?

MenaQ7

Para a nutricionista clínica, a suplementação de vitamina K2 deve ser feita apenas quando há sintomas ou histórico de deficiência desse nutriente e sempre com acompanhamento de um nutricionista ou médico. Além disso, pode ser consumida em conjunto com outras vitaminas a fim de prevenir sua deficiência.

A Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina K2 para gestantes é de 55 uk/kg/dia, e tanto sua deficiência – quando a ingestão é insuficiente – quanto seu excesso podem ser prejudiciais à saúde.

 

Referências

REZENDE, J. R. R. et al. Diagnóstico da deficiência de Vitamina K. Revista Científica do ITPAC, v. 5, n. 1, 2012.

HIRAMA, S. C. et al. Treating women with epilepsy during pregnancy: the role of traditional and new antiepileptic drugs. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, v. 14, n. 4, p. 184-192, 2008.

BLACK, R. E. Micronutrients in pregnancy. British Journal of Nutrition, v. 85, n. S2, p. S193-S197, 2001.

KLACK, K.; CARVALHO, J.F. Anticoagulante. Vitamina K: Metabolismo, Fontes e Interação com o. Rev Bras Reumatol, v. 46, n. 6, p. 398-406, 2006.

Next Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *