(55) 11 2925 6035 |  kilyos@kilyos.com.br

Ganhadora do Prêmio BIS por 3 anos consecutivos. Saiba mais sobre a Kilyos | Entre em contato

Aplicação de produto, Nutrição e Saúde

Tudo sobre vitamina K2: entrevista exclusiva com Eric Anderson, da Nattopharma

eric-andersson-3

Eric Anderson, vice-presidente sênior de marketing e global sales da NattoPharma, nos Estados Unidos, atua no ramo de ingredientes naturais há mais de 20 anos, período em que contribuiu significativamente para o lançamento de ingredientes de sucesso, como o MenaQ7®, forma natural de vitamina K2 extraída a partir do natto, um alimento japonês de soja fermentada.

Anderson concedeu entrevista exclusiva à Kilyos Minerals & Nutrition, sobre definições, tendências e novidades no universo da vitamina K2. Confira a seguir.

 

1) Por que é importante manter uma ingestão adequada de vitamina K2?

A vitamina K2 é um nutriente que ajuda a promover a saúde óssea e cardiovascular, informação clinicamente comprovada. Quando temos um nível adequado de vitamina K2, proteínas dependentes de vitamina K são ativadas e o cálcio é direcionado para a corrente sanguínea. Quando a osteocalcina, proteína dependente de vitamina K, é ativada, esta liga-se à matriz óssea de cálcio, tornando os ossos mais fortes e mais densos. Quando a matriz de proteína Gla é ativada, o depósito de cálcio nas artérias e nos vasos sanguíneos é interrompido, promovendo saúde e flexibilidade.

2) Em quais alimentos a vitamina K2 pode ser encontrada? A quantidade de vitamina presente em tais produtos é suficiente para atender às necessidades desse nutriente?

Uma pesquisa demonstra que a vitamina K2 é benéfica tanto para a saúde óssea quanto para a cardiovascular. Mas a média de ingestão dietética de vitamina K caiu significativamente ao longo dos últimos 50 anos, e a ingestão diária atual acredita-se ser insuficiente.

A vitamina K2, em forma de MK-7, é encontrada em alimentos fermentados, como o queijo curado e o requeijão. A forma de MK-4 da K2 é encontrada em quantidades relativamente pequenas de carne de animais alimentados com capim e ovos. Mas a mais rica fonte de vitamina K2 está em um prato do café da manhã japonês chamado Natto (soja fermentada). Infelizmente, o gosto e o cheiro do Natto são difíceis de suportar para a maioria dos estômagos. A fonte mais popular de vitamina K2, no Ocidente, são os queijos fermentados.

Embora a vitamina K2 possa ser encontrada em alguns alimentos, é extremamente difícil obter quantidades diárias adequadas na dieta por si só, como podemos ver na figura abaixo:

vitamin k2 daily

3) Quais os diferenciais do MenaQ7® quando comparado a outras formas da vitamina K2?

A vitamina K2 é essencial para o corpo utilizar o cálcio para construir ​​ossos fortes e saudáveis e também para inibir a deposição de cálcio nas artérias. A forma MK-7 é, agora, reconhecida na literatura científica por fornecer o estado ideal de vitamina K no corpo, permitindo a ativação de proteínas dependentes de vitamina K. MenaQ7® é a primeira e única forma, clinicamente comprovada, de vitamina K2 para a saúde óssea e cardiovascular e a primeira vitamina K2 patenteada para a saúde do coração.

4) São necessárias quantidades adequadas de cálcio no organismo para que a vitamina K2 exerça corretamente seu papel na prevenção de doenças cardiovasculares. Nesse sentido, a suplementação de vitamina K2, somada à de cálcio – biodisponível e que não degrade vitaminas, como os aminoácidos quelatos –  é uma boa alternativa?

A suplementação é, certamente, uma alternativa viável para tentar obter a vitamina K2 a partir de alimentos. Ainda mais importante: se um indivíduo está tomando cálcio, deve, absolutamente, fazer uso da vitamina K2 para garantir que este seja direcionado para os ossos e pare de ser depositado nas artérias e nos vasos sanguíneos.

5) Recentemente, um estudo publicado no Jornal Of Nutritional Science indicou que o MenaQ7® pode ser adicionado a lácteos, como o iogurte. Quais são as expectativas de crescimento na área de fortificação de alimentos com esse produto?

As expectativas de crescimento são excepcionais. O mercado global de alimentos funcionais, com uma taxa composta de crescimento anual de 6% entre 2011 e 2015, promete um futuro brilhante. Enquanto isso, as vendas globais de bebidas funcionais já chegaram a US$ 62 bilhões em vendas.

snacking tornou-se um tema dominante da indústria alimentar e de bebidas. De acordo com dados da Nielsen, na Ásia, Europa e América, a venda de lanches está aumentando, e 40% dos consumidores substituem o almoço por esse tipo de produto.

Os consumidores já reconhecem o iogurte como uma escolha saudável. O fato de que agora podemos enriquecer esse alimento com uma vitamina cuja deficiência atinge a maioria da população é um grande avanço. Os resultados do estudo sugerem que nós, adicionando MenaQ7® a um alimento popular, podemos levar benefícios significativos para a saúde de uma porcentagem maior de pessoas.

6) Quais são as tendências de consumo do MenaQ7®? Há muita procura, atualmente, pelo mercado de suplementos, pela base desse produto?

Os consumidores estão buscando suplementos e ingredientes com base na ciência, e o MenaQ7® é líder em pesquisa e desenvolvimento da vitamina K2. Na verdade, a maior parte do que sabemos sobre os benefícios da vitamina K2 é resultado de estudos clínicos que utilizaram a nossa vitamina como matéria-prima.

Os consumidores também estão procurando ativamente produtos que “protegem” a saúde e, de acordo com uma pesquisa conduzida por nós nos Estados Unidos, a saúde óssea e a cardiovascular são, respectivamente, a segunda e a terceira principais razões para os consumidores aderirem à suplementação. O fato de que a vitamina K2, na forma de MenaQ7®, ativa proteínas no corpo que auxiliam em ambas as situações torna-a muito atraente para os consumidores.

7) Existe relação entre o aumento da busca pela suplementação de vitamina K2 e o novo modelo de consumidor “lifestyle” (que não quer conveniência às custas de baixo valor nutricional na sua alimentação)?

O ideal seria que todos nós obtivéssemos os nutrientes a partir da dieta, mas até mesmo as mais saudáveis das ​​dietas ocidentais não estão oferecendo adequada quantidade de vitamina K2 para proporcionar benefícios à saúde. E isso é verdade para a maioria dos nutrientes de que nosso corpo precisa, desesperadamente, para operar de forma otimizada, tais como a vitamina D, magnésio, ômega-3, etc.

K2 dietary content

Ninguém deve pensar que a suplementação “perdoa” hábitos pouco saudáveis. Destina-se a preencher as lacunas de nutrientes que não são ou não podem ser obtidos através da dieta. E isso é uma realidade especialmente para a vitamina K2.

8) A suplementação de vitamina K2 é indicada apenas para as pessoas com sintomas de deficiência desse nutriente?

Estudos têm mostrado que 97% da população ocidental é deficiente em vitamina K2, de modo que a maioria das pessoas seria “candidata” para a suplementação de vitamina K2.

9) Qual é a faixa etária mais beneficiada com a suplementação de vitamina K2?

Enquanto os nossos estudos clínicos têm demonstrado que 180 mcg da vitamina K2, em forma de MenaQ7®, por dia, durante três anos, tem melhorado a saúde óssea e cardiovascular em mulheres pós-menopáusicas, o mercado consumidor de K2 é universal: crianças, homens, mulheres, jovens. Na verdade, a NattoPharma patrocinou um estudo de voluntários saudáveis ​​(adultos e crianças) para determinar o efeito do status K utilizando suplementação de K2 (como MenaQ7®), e este mostrou que as crianças tinham 8 – 10 x osteocalcina inativa em relação aos adultos.

Nunca é tarde demais – ou muito cedo – para incorporar a ingestão diária recomendada de vitamina K2 para ajudar a promover a saúde óssea e cardiovascular.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *