Sendo resultado de milhões de anos de evolução, o leite materno é o alimento ideal para os bebês. Responsável pela nutrição, ele contém proteínas, lipídios e carboidratos, cujas concentrações se alteram para atender as necessidades da criança.

Atua ainda no sistema imunológico e na microbiota intestinal do lactente, dada a presença de grandes quantidades de componentes biologicamente ativos. Durante a lactação, uma parte dos nutrientes é segregada do organismo da mãe e direcionada para o leite. Dessa forma, o processo de lactação exige necessidades nutricionais especiais para a mulher neste período, havendo a necessidade de aumentar a ingestão de macro e micronutrientes essenciais para suprir a demanda nutricional, a fim de assegurar tanto a saúde materna quanto a saúde do bebê. De fato, no caso de deficiência nutricional da mãe, a criança amamentada poderá apresentar uma reserva baixa de nutrientes, prejudicando seu desenvolvimento cognitivo e imunológico, além de aumentar as chances de aparecimento de doenças a longo prazo.

Neste cenário, para garantir a ingestão satisfatória de nutrientes, além do incentivo à uma alimentação saudável, a suplementação alimentar caracteriza-se como um alternativa para manter níveis adequados de nutrientes essenciais como ferro, colina, vitamina K2, ácido fólico, zinco, entre outros, e assim garantir que todas as alterações metabólicas do período de amamentação ocorram de forma saudável para a mãe e bebê.

Referências
Andreas, N. J., Kampmann, B., & Mehring Le-Doare, K. (2015). Human breast milk: A review
on its composition and bioactivity. Early Human Development, 91(11), 629–635.
Guiné, Raquel & Gomes, Ana Luísa (2015). A Nutrição na Lactação Humana. Millenium, 49
(jun/dez). Pp. 131-152.
Silva, L. S.V.; Thiapó, A. P.; Micronutrientes na gestação e lactação. Rev. bras. saúde matern.
infant; 7(3): 237-244, jul.-set. 2007.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.