Artigo publicado pela NutraIngredients diz que a vitamina K2 pode reverter a calcificação dos vasos sanguíneos em pacientes renais  
 

Um novo estudo publicado na BMC Nephrology, com 50 pacientes em hemodiálise, mostrou que a suplementação por quatro semanas com MenaQ7® (vitamina K2 como MK-7 da NattoPharma) melhora significativamente a calcificação vascular, o que foi demonstrado pela redução do depósito de cálcio nos vasos sanguíneos.
Este estudo também confirmou associações observadas anteriormente entre a calcificação vascular e a proteína Gla da matriz não carboxilada e desfosforilada (dp-ucMGP), sua forma inativa, que é uma medida do status da vitamina K2 no organismo.
 

“A administração diária de 360 mcg de vitamina K2 (MK-7) diminuiu os níveis de dp-ucMGP em 86% após 4 semanas e foi bem tolerada”, observaram pesquisadores da Universidade de São José Beirute e do Hospital Saint George Ajaltoun, no Líbano. Eles ainda apontaram uma profunda deficiência de vitamina K2 nesses pacientes.
 

Deficiência de K2
 

A calcificação vascular é predominante em pacientes com doença renal crônica (DRC) submetidos à hemodiálise. Esses pacientes foram identificados como deficientes em vitamina K2 em pesquisas anteriores, com níveis de ingestão desse nutriente até 40% inferiores aos de indivíduos saudáveis devido a dietas restritivas desses indivíduos. A deficiência ainda pode ser aumentada pelo uso de antagonistas de vitamina K (anticoagulantes), usados para prevenir acidentes vasculares cerebrais e fibrilação atrial.
 

A deficiência de vitamina K2 é caracterizada por níveis plasmáticos elevados do biomarcador dp-ucMGP. O biomarcador é uma proteína dependente de K2 e uma forma inativa da proteína MGP, que é reconhecida como um poderoso inibidor da calcificação vascular.
 

Correlação de calcificação
 

O estudo confirmou que o dp-ucMGP também está associado à calcificação vascular, que é medida pela espessura de calcificação aórtica (AC-24). Foi observado que os níveis de dp-ucMGP aumentam linearmente com o aumento da calcificação.
 

Os pesquisadores explicaram que a proteína, além de poder ser usada como um marcador não invasivo da calcificação vascular, também poderia ser usada como uma forma de medir a redução da calcificação após o tratamento com vitamina K2 (MK-7). O estudo também lançou algumas dúvidas sobre o uso de antagonistas de vitamina K (AVKs) em pacientes em hemodiálise, e muitos especialistas concordaram recentemente em evitar esse tipo de tratamento nesses pacientes. “Em nosso estudo, após 2 semanas de retirada de AVK, os pacientes atingiram um nível estável de dp-ucMGP”, comentaram os pesquisadores.

 
 
 
 
Fonte:  “Vitamin K2 may reverse calcification of blood vessels in people with kidney disease”. 23 de Junho de 2017.
http://bit.ly/2sMx3uF 

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.