Mesmo quando mantemos hábitos de vida saudáveis e uma dieta variada, sem a suplementação de vitaminas e minerais é muito difícil obtermos todos os nutrientes em quantidades adequadas para o ótimo funcionamento do nosso organismo. As cinco razões a seguir mostram o porquê provavelmente você precisa tomar suplementos nutricionais.

 

1. Preencher lacunas nutricionais
Estudos de adequação alimentar apontam para uma deficiência nutricional generalizada nas diversas camadas da população. De fato, a grande maioria das pessoas não obtêm a quantidade recomendada de nutrientes importantes apenas com os alimentos. As razões podem ser muitas: a adoção dietas restritivas, falta de apetite, hábitos alimentares irregulares, consumo de alimentos processados, estresse, entre outros.

 

A suplementação visa preencher a lacuna nutricional desencadeada por esses fatores, aumentando a densidade de nutrientes da dieta e garantindo o seu consumo em quantidades adequadas. Vale notar que, embora a suplementação não possa substituir uma dieta balanceada, pode ajudar a prevenir os danos que os hábitos alimentares inadequados causam.

 

2. Compensar fatores individuais
Diversos fatores intrínsecos ao indivíduo influenciam na capacidade de absorção e aproveitamento dos nutrientes consumidos. Esses fatores incluem a idade, gênero, estado fisiológico (como crescimento, gestação ou envelhecimento), estado de saúde geral e o estado nutricional do indivíduo.

 

Por exemplo, o envelhecimento está associado com um declínio de determinados nutrientes no organismo devido à redução da ingestão alimentar, a menor eficiência de absorção de nutrientes, a redução da produção de enzimas digestivas e o uso de medicamentos que aumentam a demanda de determinados nutrientes. Outro exemplo são os atletas, que precisam dar conta do gasto aumentado de energia e nutrientes para se recuperarem após um treino intenso.

 

3. Interação dos nutrientes entre si e com compostos antinutricionais na dieta
O fato de um nutriente estar presente na dieta ou suplemento não garante que este seja biodisponível. De fato, diversos fatores incidem sobre a sua absorção e utilização pelo organismo. Por exemplo, os compostos antinutricionais, ou antinutrientes, encontrados naturalmente nos alimentos, podem impedir ou dificultar a absorção de determinados nutrientes no sistema digestivo.

 

Existem vários compostos na nossa dieta que são classificados como antinutrientes. Um exemplo é o fitato, presente em grandes quantidades em cereais e leguminosas como o feijão, que pode se ligar a diversos minerais inorgânicos e formar complexos insolúveis que impedem a sua absorção.

 

Vale notar que não são só os antinutrientes que influenciam na biodisponibilidade dos minerais. Os próprios minerais podem interagir entre si, exercendo um antagonismo mútuo e prejudicando a absorção uns dos outros.

 

4. Queda dos níveis de minerais no solo
O conteúdo de nutrientes nos alimentos, como frutas e vegetais, está relacionado à qualidade do solo. Diversos estudos que avaliaram a composição de alimentos ao longo do tempo mostram um declínio no conteúdo de seus nutrientes no último século. Esta diminuição do teor nutricional é atribuída ao uso intensivo dos solos agrícolas através da agricultura industrial, o que resulta na “mineração” da fertilidade do solo e sua degradação.

 

Além disso, desde a década de 1940, observou-se que o aumento da produtividade de plantios induzida por fertilização, irrigação e outros meios ambientais tendem a diminuir as concentrações de minerais nas plantas, processo conhecido como “efeito de diluição”. De fato, análises de dados históricos da composição de alimentos indicaram declínios de 5 a 40% nos níveis de alguns minerais em alimentos.

 

5. Processamento dos alimentos
O processamento (incluindo o preparo) de alimentos pode resultar em perdas nutricionais. As vitaminas podem ser destruídas pelo calor, luz, agentes oxidantes e mudança do pH, enquanto os minerais podem ser removidos dos alimentos durante o processamento.

 

Por exemplo, o branqueamento (processo de conservação de alimentos que consiste na sua imersão em água fervente seguido pelo esfriamento em água gelada) resulta em perdas por lixiviação de minerais, enquanto a moagem pode causar a remoção física de minerais durante o processamento.

 

 Considerações finais
Em suma, diversos fatores influenciam na disponibilidade, absorção e distribuição dos nutrientes antes que eles alcancem seu local de ação no organismo e consigam participar de processos metabólicos. Estes incluem fatores da dieta ou suplemento (como a quantidade e qualidade da fonte mineral e interferências na sua biodisponibilidade pela interação com outros minerais ou antinutrientes da dieta) ou fatores inerentes do indivíduo (como estado fisiológico ou doenças que prejudicam a absorção de nutrientes). Dessa forma, fica clara a relevância da suplementação nutricional para compensar a influência destes fatores, a fim de garantir seus níveis adequados para o organismo.

 

Para minimizar a influência desses fatores, a Albion® desenvolveu compostos minerais de alta biodisponibilidade: os Minerais Aminoácidos Quelatos Albion®. Os minerais da Albion®, devido à sua estrutura única, não interagem uns com os outros ou com antinutrientes, bem como não acarretam efeitos adversos comumente causados pelos minerais inorgânicos e que, muitas vezes, inviabilizam o tratamento nutricional. Saiba mais sobre os diferenciais dos minerais quelatos da Albion®.

 

Produzido por: Andrea Rodrigues Vasconcelos, PhD
 

 

Referências
Ashmead HD (2012). Amino Acid Chelation in Human and Animal Nutrition. Boca Raton, FL, CRC Press.
Davies NT (1979). “Anti-nutrient factors affecting mineral utilization.” Proc Nutr Soc 38(1): 121-128.
Davis DR (2009). “Declining Fruit and Vegetable Nutrient Composition: What Is the Evidence?” HortScience 44(1): 15–19.
Haase H e Rink L (2009). “The immune system and the impact of zinc during aging.” Immun Ageing 6: 9.
Lyne JW e Barak P (2000). “Are Depleted Soils Causing a Reduction in the Mineral Content Of Food Crops?” Dept of Soil Science, University of Wisconsin – Madison. Acesso em: 8 de novembro de 2020. Disponível em: <https://soils.wisc.edu/facstaff/barak/poster_gallery/minneapolis2000a/>.
Meunier N et al. (2005). “Importance of zinc in the elderly: the ZENITH study.” Eur J Clin Nutr 59 Suppl 2: S1-4.
Nissar J et al. (2017). “A review phytic acid: As antinutrient or nutraceutical.” Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry 6(6): 1554-1560.
Reddy MB e Love M (1999). “The impact of food processing on the nutritional quality of vitamins and minerals.” Adv Exp Med Biol 459: 99-106.
Schlemmer U et al. (2009). “Phytate in foods and significance for humans: food sources, intake, processing, bioavailability, protective role and analysis.” Mol Nutr Food Res 53 Suppl 2: S330-375.
Ummadi P et al. (1995). “The influence of extrusion processing on iron dialyzability, phytates and tannins in legumes” J Food Process and Preserv. 19: 119-131.
Wolde T (2014). “Effects of caffeine on health and nutrition: A Review.” Food Science and Quality Management 30: 59-65.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.