A anemia é um importante problema de saúde pública em todo o mundo, sendo a deficiência de ferro a sua principal causa e respondendo por cerca de 50% dos casos da doença. Essencialmente, a anemia ferropriva é desenvolvida quando a absorção de ferro a partir da dieta não é suficiente para compensar as necessidades do organismo ou as perdas desse nutriente.

De acordo com uma estimativa realizada em 2011 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a anemia afeta cerca de 800 milhões de mulheres e crianças em todo mundo. Em particular para as crianças, a taxa de prevalência dessa complicação é ordem de 42,6%. No Brasil, por sua vez, estudos têm demonstrado que cerca de 24% das crianças são anêmicas.

A anemia ferropriva na infância pode causar danos que comprometem o desenvolvimento normal da criança, incluindo dificuldades de aprendizagem da linguagem, distúrbios psicológicos e comportamentais, falha no sistema imunológico e até agravamento de doenças infecciosas.

Na maior parte dos casos, a melhor opção para o tratamento da anemia é via oral, sendo a suplementação com sulfato ferroso uma das práticas clínicas mais comuns. No entanto, este composto apresenta como desvantagem a ocorrência de alguns efeitos adversos tais como: sabor metálico na boca e complicações no trato gastrointestinal, o que compromete a terapia devido à baixa adesão dos pacientes.

A fim de controlar os efeitos colaterais típicos da suplementação de ferro, outros compostos podem ser utilizados. Dentre eles, o ferro bisglicinato quelato tem se mostrado excelente opção, dada sua melhor tolerabilidade, menor incidência de efeitos adversos e maior biodisponibilidade em comparação aos sais de ferro.

Neste contexto, um estudo demonstrou aumento significativo nos níveis de hemoglobina em crianças anêmicas após a suplementação com ferro bisglicinato quelato. Além disso, não foi observada complicação no trato gastrointestinal ou intolerância ao suplemento durante o período de intervenção, garantindo adesão, continuidade e eficácia do tratamento. Outro resultado relevante foi o ganho de estatura das crianças que receberam o suplemento, o que indica que a suplementação pode ser benéfica inclusive para crianças no estado nutricional adequado.

O ferro bisglicinato quelato também se mostrou eficaz na fortificação de bebida láctea achocolatada. Durante três meses, 157 crianças de 3 a 6 anos consumiram 200mL da bebida fortificada com ferro quelato. Após a suplementação, foi observado um aumento significativo nos níveis de hemoglobina, ferritina e eritrócitos. Além disso, os participantes e responsáveis não relataram efeitos colaterais ou queixas referentes ao consumo da bebida fortificada.

Dessa forma, o tratamento da anemia ferropriva com o ferro bisglicinato quelato pode ser considerada uma estratégia mais efetiva e segura comparado a outros sais de ferro. De fato, este composto é mais rapidamente absorvido pelo organismo, possui uma melhor biodisponibilidade e maior aceitação, já que não ocasiona sintomas indesejados.

 
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas: volume 3 / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 604 p.
Vieira RCS, Ferreira HS. Prevalência de anemia em crianças brasileiras, segundo diferentes cenários epidemiológicos. Rev. Nutr. 2010; 23 (3): 433-444.
Cançado RD, Lobo C, Friedrich JR. Tratamento da anemia ferropriva com ferro por via oral. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. 2010;32 (Supl. 2):114-120.
Ribeiro LC, Sigulem DM. Tratamento da anemia ferropriva com ferro quelato glicinato e crescimento de crianças na primeira infância. Rev. Nutr. 2008; 21 (5): 783-490.
Rodrigues JEFG, Pineda O, Sanchez JG. Efetividade do ferro bis-glicina quelato em achocolatado no controle da deficiência de ferro em pré-escolares.Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. 2006; 31 (1): 43-52.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.