+55 11 2925 6035

imagem da noticia

A preocupação com o corpo saudável e bonito permeia o pensamento das pessoas sem distinção de gêneros, faixas etárias e classes sociais.
 

Estudos mostram que os jovens estão preocupados com a aparência física e com o peso, o que os leva a praticar atividade física por razões estéticas, ao invés do desempenho físico.
 

Um corpo bonito está associado a mensagens de sucesso e aceitação. Dessa forma, observa-se um crescimento da busca por esse padrão de beleza através do consumo de determinados produtos, como os suplementos alimentares.
 

Hirschbruch et al., (2008) investigaram os fatores relacionados ao consumo de suplementos em 201 jovens entre 15 e 25 anos, frequentadores de academias de ginástica da cidade de São Paulo.
 

Os resultados demonstraram que os homens usam mais suplementos que as mulheres e que a maioria dos participantes se exercita por estética e saúde. Quanto ao tipo de suplemento consumido segundo o sexo, as mulheres consomem mais bebida esportiva (61%) e vitaminas e minerais (73%). Entre os homens, destacam-se as bebidas de recuperação, gel de carboidrato, aminoácidos de cadeia ramificada e creatina.
 

Hallak et al., (2012) avaliaram o consumo de suplementos por parte dos frequentadores de academias situadas na zona sul da cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais. Dentre os 159 praticantes de atividade física entrevistados, 26% começaram a consumir suplementos por iniciativa própria.


Há uma relação positiva entre a prática de exercícios e o uso de suplementos. Entretanto, segundo a American Dietetic Association, qualquer recomendação para atletas e esportistas deve ser baseada em dados científicos atuais e em suas necessidades individuais. Os suplementos devem ser utilizados com cautela e somente após revisão cuidadosa de sua legitimidade e da literatura corrente sobre os ingredientes que constam no rótulo do produto.

 
 

Referências

Hirschbruch, M. D., Fisberg, M., & Mochizuki, L. (2008). Consumo de suplementos por jovens frequentadores de academias de ginástica em São Paulo. Rev Bras Med Esporte, 14(6), 539-43.

Witt, J. D. S. G. Z., & Schneider, A. P. (2011). Nutrição Estética: valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional. Ciência & saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 16, n. 9 (set. 2011), p. 3909-3916.

Hallak, A., Fabrini, S., & Peluzio, M. D. C. G. (2012). Avaliação do consumo de suplementos nutricionais em academias da zona sul de Belo Horizonte, MG, Brasil. RBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, 1(2).

Materias relacionadas

imagem da noticia

Vitamina K2 no Congresso de Cardiologia

imagem da noticia

Vitamina D: sinergismo com o cálcio e importância relacionada à microbiota

imagem da noticia

O que fazer para prevenir a diabetes