Atualmente, os consumidores de leite já não se contentam somente com os produtos tradicionais: eles buscam bebidas que ofereçam máximos benefícios para a saúde com a manutenção do sabor agradável. Essa demanda crescente pode ser atendida com a fortificação do leite, processo no qual é acrescido um ou mais nutrientes com o objetivo de reforçar seu valor nutritivo e prevenir ou corrigir eventuais deficiências nutricionais da população.

 

O cálcio é o principal mineral envolvido na formação do sistema esquelético. O seu consumo em níveis adequados é essencial para a manutenção da saúde óssea em todas as fases da vida, desde o desenvolvimento infantil até a prevenção do enfraquecimento ósseo em idosos.

 

Apesar de sua importância, estudos mostraram que a ingestão de cálcio no Brasil está longe de atingir as recomendações: segundo o Brazilian Osteoporosis Study, 90% dos brasileiros entrevistados ingeriam somente 1/3 do recomendado de cálcio, e o uso de suplementos de cálcio foi referido por apenas 6% dos indivíduos.

 

Ao escolher o tipo de composto a ser adicionado para a fortificação do leite, e a fim de cumprir os seus objetivos nutricionais, alguns critérios precisam ser levados em conta. O composto escolhido:

 

  • Deve ser biodisponível, ou seja, ser bem absorvido e aproveitado pelo organismo;
  • Não pode alterar as características sensoriais do produto;
  • Não pode acelerar a desestabilização do produto e reduzir sua validade;
  • Não pode interagir com outros nutrientes (do próprio leite ou da dieta).

 

Os minerais inorgânicos são insolúveis, apresentam baixa biodisponibilidade e desorganizam o equilíbrio dos lácteos quando submetidos a temperaturas de pasteurização e esterilização, interferindo em um ou mais dos princípios enumerados acima.

 

Dessa forma, é importante a escolha de compostos fortificantes com características que permitam a sua adição aos lácteos sem que haja o rompimento do delicado e complexo equilíbrio do leite e seus derivados, que são sensíveis a modificações e processos industriais.

 
Solução tecnológica com efetividade nutricional: Calci-K e DimaCal da Albion

A Albion® desenvolveu uma linha de compostos de cálcio com propriedades físicas, químicas e sensoriais específicas que atendem às demandas de fortificação do leite: o Calci-K® (complexo de cálcio/fósforo/potássio) e o DimaCal® (dicálcio malato).

 

Calci-K foi especificamente desenvolvido para fortificar alimentos líquidos. Essa forma de cálcio é absorvida prontamente e se mantém dispersa quando adicionada em líquidos com pH entre 3,8 e 8,0, não sendo necessária a adição de agentes para manterem a dispersão do cálcio no produto. O Calci-K é especialmente adequado para fortificação de produtos lácteos, pois não causa alteração de sabor, odor e consistência.

 

Para verificar a biodisponibilidade do Calci-K no leite fortificado, Heaney e colaboradores (2000) realizaram um estudo randomizado com 18 adultos que revelou que o cálcio naturalmente presente no leite e o Calci-K são absorvidos na mesma proporção.

 

O DimaCal é composto por duas moléculas de cálcio ligadas a uma de ácido málico, composto orgânico com boa solubilidade e que normalmente é encontrado em frutas, como maçã, melancia, lichia e cerejas. Uma vantagem do DimaCal é a sua maior absorção e meia-vida (tempo necessário para que sua concentração plasmática se reduza à metade) quando comparado ao carbonato de cálcio.

 
Avaliação da fortificação do leite com Calci-K e Calci-K + DimaCal

Um estudo avaliou a adição de cálcio na forma de Calci-K (teste 1), ou Calci-K + DimaCal em partes iguais (teste 2), no leite integral ou desnatado. No total, foram adicionados 500 mg de cálcio elementar para cada 200 ml de leite.

 

Os testes evidenciaram a preservação das características sensoriais do leite após a fortificação com Calci-K e DimaCal. Além disso, ocorreu a manutenção do pH original do leite, o que indica uma total compatibilidade de Calci-K adicionado isoladamente ou associado ao DimaCal, como fortificante do leite. Os avaliadores consideraram o teste 2 ainda melhor que o teste 1, com a vantagem da maior concentração de cálcio de DimaCal e, portanto, menor custo.

 

Considerações Finais

Dadas as carências nutricionais de cálcio na população em geral, para que a fortificação de leites e derivados seja bem-sucedida, é necessária a escolha de compostos suficientemente flexíveis para dar conta das necessidades nutricionais dos consumidores e que ao mesmo tempo sejam adequados ao leite. Pensando nisso, a Albion® desenvolveu compostos orgânicos de cálcio, Calci-K e DimaCal, que apresentam alta biodisponibilidade e que não alteram as características organolépticas dos produtos.
 

Produzido por: Andrea Rodrigues Vasconcelos, PhD
 

 

Referências
Tetra Pak. Relatório Tetra Pak Dairy Index edição 5 – A oportunidade na base da pirâmide. Disponível em: < https://www.tetrapak.com/br/about/tetra-pak-index/dairy-index > . Acesso em: 31 de agosto de 2020.
Vellozo EP e Fisberg M (2020). O impacto da fortificação de alimentos na prevenção da deficiência de ferro. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. 32:134-9.
Celotti F e Bignamini A (1999). Dietary calcium and mineral/vitamin supplementation: a controversial problem. Journal of international medical research. 27(1):1-4.
Mackerras D e Lumley T (1997). First-and second-year effects in trials of calcium supplementation on the loss of bone density in postmenopausal women. Bone. 1;21(6):527-33.
Heaney RP e Weaver CM (2005). Newer perspectives on calcium nutrition and bone quality. Journal of the American College of Nutrition. 24(sup6):574S-81S.
Pereira GA et al. (2009). Cálcio dietético: estratégias para otimizar o consumo. Revista brasileira de reumatologia. 49(2):164-171.
Pinheiro MM et al. (2009). Nutrient intakes related to osteoporotic fractures in men and women–The Brazilian Osteoporosis Study (BRAZOS). Nutrition journal. 8(1):6.
Heaney RP et al. Comparative absorbability of calcium from a calcium potassium phosphate citrate salt. Report of a Project performed for American Nutrients, Inc. by the Osteoporosis Research Center, Creighton University, 2000.
Albion (2016). Cálcio e fortificação de leite e derivados. Revista Food Ingredients Brasil, Nº 39. Disponível em: < https://revista-fi.com.br/upload_arquivos/201611/2016110435648001479901806.pdf >. Acesso em: 31 de agosto de 2020.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.