Cálcio Citrato Malato (CCM Albion®) é garantia de sucesso na suplementação de cálcio. Mais de 80 estudos científicos comprovaram a sua eficácia, segurança e superioridade em relação ao carbonato de cálcio, fonte de cálcio comumente utilizada em suplementos nutricionais.

 

O CCM Albion® é um composto orgânico formado através da reação simultânea de cálcio e de dois ácidos, o cítrico e o málico (razão molar de 6:2:3). Essa composição é responsável pelas suas características únicas descritas adiante, diferenciando o CCM Albion® de outros compostos similares.

 

Maior eficácia do CCM Albion®
Diversos estudos com crianças, adolescentes e idosos comprovaram a eficácia do CCM Albion® no ganho de massa óssea em diversas fases da vida, inclusive demonstrando consistentemente a sua superioridade em comparação ao carbonato de cálcio.

 

Em um deles, 301 mulheres pós-menopausa foram divididas em 3 grupos: um suplementado com placebo, um suplementado com 800mg por dia de CCM Albion® e um suplementado com a mesma dose diária de carbonato de cálcio.

 

Durante os dois anos do estudo, a suplementação com CCM Albion® foi superior ao carbonato de cálcio na redução da perda de massa óssea. Enquanto o efeito da suplementação com CCM foi significativamente superior ao placebo na análise óssea da coluna vertebral e dos ossos da coxa (fêmur) e do antebraço (rádio), o carbonato de cálcio teve resultado somente no fêmur e rádio.

 

Maior absorção e biodisponibilidade do CCM Albion®
A biodisponibilidade está relacionada com o quanto de um nutriente consumido é, de fato, aproveitado pelo organismo. Os estudos de biodisponibilidade de minerais considerados mais precisos e consistentes são aqueles que envolvem a utilização de marcação por isótopos radioativos.

 

Estudos com radioisótopos de cálcio demonstraram que o CCM Albion® é a fonte de cálcio mais biodisponível em diversas condições de administração, como em jejum, hipocloridria (diminuição da produção de ácido clorídrico no suco gástrico) ou acompanhado de alimentos. A maior biodisponibilidade do CCM foi comprovada em relação não só ao carbonato de cálcio, mas também a diversas outras fontes do mineral, como citrato de cálcio, fosfato de cálcio e até mesmo o cálcio do leite.

 

Em um estudo com adolescentes suplementados durante o café da manhã, o cálcio do CCM apresentou absorção superior ao do carbonato de cálcio (36,2% vs. 26,4%), o que representa um aumento de 37%.

 

Um outro estudo com crianças e adolescentes demonstrou que o CCM Albion® apresentou absorção de cálcio estimada em 41,4% vs. 26,7% de absorção do carbonato de cálcio (valor 55% maior).

 

Em um terceiro estudo com mulheres adultas, além de novamente a absorção do CCM Albion® ter sido superior em relação ao carbonato de cálcio em suplementos (37,3% vs. 29,6%), a absorção do cálcio a partir do CCM no suco de laranja também foi maior que a do cálcio presente no leite.

 

Maior segurança do CCM Albion®
Os ácidos orgânicos que fazem parte da composição do CCM Albion® são naturalmente presentes nas frutas, sendo o ácido cítrico encontrado em frutas cítricas e o málico em maçãs e peras. Portanto, o consumo de CCM dentro dos níveis sugeridos é altamente seguro.

 

A maioria dos sais de cálcio, como o carbonato de cálcio, podem causar formação de cálculos renais, bem como efeitos colaterais gastrointestinais, como constipação, diarreia, náusea, distensão abdominal e flatulência.

 

Por outro lado, uma característica do CCM Albion® que o diferencia de outros compostos de cálcio é a sua alta tolerabilidade e segurança comprovada.

 

Em quatro estudos diferentes, não foram relatados nenhum efeito colateral relativo ao uso de CCM, bem como não foi observado o risco de formação de pedra nos rins em indivíduos com hipercalciúria (eliminação de grande quantidade de cálcio na urina).

 

Os efeitos combinados do pH e do ácido cítrico presente no CCM são reconhecidos por protegerem contra a formação de pedras de oxalato de cálcio, cristal mais comum nas pedras de rim, pela formação de um sal de citrato de cálcio solúvel e mais fácil de ser eliminado do organismo.

 

Maior solubilidade do CCM Albion®
Nem todas as fontes de cálcio apresentam boa solubilidade. O CCM Albion® é altamente solúvel, mais do que outras fontes de cálcio como o carbonato de cálcio, citrato de cálcio e malato de cálcio. Essa característica torna o CCM uma excelente opção na fortificação de bebidas.

 

Conclusão
Em suma, o CCM Albion® é superior em diversos aspectos (eficácia, biodisponibilidade, segurança e solubilidade) em comparação às outras fontes de cálcio utilizadas na suplementação e fortificação de alimentos, como o carbonato de cálcio. Vale notar que o CCM Albion® é Kosher-Parve, Halal, hipoalergênico, livre de transgênicos e adequado para veganos e vegetarianos. Unindo todas essas características, não é de se surpreender que o CCM Albion® esteja presente em mais de 100 países no mundo todo, além de ser utilizado em suplementos nutricionais líderes de venda no mercado brasileiro.
 

Produzido por: Andrea Rodrigues Vasconcelos, PhD.

 

 

Referências
Miller JZ et al. (1989). Calcium absorption in children estimated from single and double stable calcium isotope techniques. Clinica chimica acta, 183(2):107-113.
Miller JZ et al. (1988). Calcium absorption from calcium carbonate and a new form of calcium (CCM) in healthy male and female adolescents. The American journal of clinical nutrition, 48(5):1291-1294.
Smith KT (1987). Calcium absorption from calcium citrate-malate. Calcif Tissue Int, 41, 351-352.
Lambert HL et al. (2008). Calcium supplementation and bone mineral accretion in adolescent girls: an 18-mo randomized controlled trial with 2-y follow-up. The American journal of clinical nutrition, 87(2):455-462.
Dawson-Hughes B et al. (1997). Effect of calcium and vitamin D supplementation on bone density in men and women 65 years of age or older. New England Journal of Medicine, 337(10):670-676.
Dawson-Hughes B et al. (1990). A controlled trial of the effect of calcium supplementation on bone density in postmenopausal women. New England Journal of Medicine, 323(13):878-883.
Dawson-Hughes B, Harris SS (2002). Calcium intake influences the association of protein intake with rates of bone loss in elderly men and women. The American journal of clinical nutrition, 75(4):773-779.
Johnston Jr CC et al. (1992). Calcium supplementation and increases in bone mineral density in children. New England journal of medicine, 327(2):82-87.
Matkovic V et al. (2005). Calcium supplementation and bone mineral density in females from childhood to young adulthood: a randomized controlled trial. The American journal of clinical nutrition, 81(1):175-188.
Matkovic, V et al. (2004). Nutrition influences skeletal development from childhood to adulthood: a study of hip, spine, and forearm in adolescent females. The Journal of nutrition, 134(3):701S-705S.
Recker RR (1985). Calcium absorption and achlorhydria. New England Journal of Medicine, 313(2), 70-73.
Heaney RP et al. (1990). Absorbability of calcium sources: the limited role of solubility. Calcified Tissue International, 46(5):300-304.
Coe FL et al. (1992). Stone-forming potential of milk or calcium-fortified orange juice in idiopathic hypercalciuric adults. Kidney international, 41(1):139-142.
Ashmead HD et al. (1985). Intestinal absorption of metal ions and chelates. Charles C Thomas Pub Limited.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.