+55 11 2925 6035

imagem da noticia

A colina é um nutriente essencial para o bom funcionamento do corpo, com ampla atuação em diversas funções no organismo, como transporte de gordura para fora do fígado, melhora do sistema imunológico e estímulo do cérebro para movimentação muscular.
 

Apesar de ser produzida pelo corpo, a quantidade gerada é insuficiente, necessitando ser complementada por meio da alimentação. As principais fontes de colina são: ovos; carne bovina, especialmente o fígado; carne de porco e soja. Apesar de serem alimentos facilmente obtidos, a quantidade de colina oferecida nesses alimentos é baixa. Neste cenário, a suplementação desse nutriente deve ser considerada. 
 

Ao longo dos últimos anos, a ciência tem demonstrado que a colina é um importante nutriente durante a gravidez. De fato, estudos comprovam ganhos na saúde da gestante e no desenvolvimento do feto quando ocorre a adequada alimentação e/ou suplementação desse nutriente. Entre suas funções mais importantes, se destacam o favorecimento do desenvolvimento do sistema nervoso do feto, a diminuição dos riscos de defeito de fechamento de tubo neural e de pré-eclâmpsia nas gestantes.
 

Recentemente, pesquisadores do Departamento de Nutrição e Psicologia das Universidades de Cornell e Ithaca realizaram um ensaio demonstrando que a suplementação de colina durante o período gestacional auxilia no desenvolvimento de aprendizagem dos fetos. Ao final do estudo, concluíram que quanto maior a quantidade de colina ingerida pela mãe durante a gestação, melhor era a performance das crianças em testes de cognição e memória.
 

Esses resultados vão ao encontro dos de outros estudos no qual verificaram-se os benefícios da suplementação de colina durante a gestação na melhora da cognição infantil.
 

Dessa forma, para as mulheres que não incluem em sua dieta alimentos ricos em colina, é prudente que a suplementação da dieta seja considerada, o que deve ser discutido sempre com o profissional de saúde.



 

Referências:

Zeisel SH; Costa KA. Choline: An Essential Nutrient for Public Health. Nutr Rev. 2009 November ; 67(11): 615–623.

Cozzolino SMF; Cominetti C. Bases Bioquímicas e fisiológicas da nutrição nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença. 1ª edição. Ed. Manole, 2013.

Jiang X, Bar HY, Yan J, et al. A higher maternal choline intake among third-trimester pregnant women lowers placental and circulating concentrations of the antiangiogenic factor fms-like tyrosine kinase-1 (sFLT1). FASEB J. Epub November 29, 2012.

Caudill MA; Strupp BJ; Muscalu L; Nevins JEH; Canfield RL. Maternal choline supplementation during the third trimester of pregnancy improves infant information processing speed: a randomized, double-blind, controlled feeding study. The FASEB Journal Vol., No. , pp:, December, 2017.

Wozniak JR; Fuglestad AJ; Eckerle JK; Fink BA; Hoecker HL; Boys CJ; Georgieff MK. (2015). Choline supplementation in children with fetal alcohol spectrum disorders: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. The American Journal of Clinical Nutrition, 102(5), 1113–1125. 

Leermakers ETM; Moreira EM; Kiefte-de Jong JC; Darweesh SKL; Visser T; Voortman T; Franco OH. (2015). Effects of choline on health across the life course: a systematic review. Nutrition Reviews, 73(8), 500–522.


 

Materias relacionadas

imagem da noticia

Beleza de dentro para fora

imagem da noticia

Tudo o que você precisa saber sobre Colina

imagem da noticia

Tendências: Vitaminas e Suplementos