As dietas plant based estão cada vez mais populares. Todavia, precisa-se entender que há diferentes tipos de dietas a base de vegetais, desde aquelas que não utilizam nenhum produto de fonte animal, até aquelas que incluem alguns tipos de carne, como a de peixe e frango. Por definição, as dietas vegetarianas excluem todos os tipos de carnes, entretanto podem conter ovos e produtos lácteos. Estima-se que 14% da população brasileira seja vegetariana, com a maior parte desse grupo (67%) se declarando ovolactovegetariano, ou seja, ainda consomem ovos e lácteos. Os vegetarianos estritos (aqueles que não consomem nenhum produto de origem animal) representam 22% desse grupo.

As dietas vegetarianas, quando adequadamente planejadas, já demonstraram alguns benefícios à saúde de seus adeptos, como menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes, isso porque costumam ter teores menores de gordura saturada e um grande teor de fitoquímicos e micronutrientes antioxidantes além de fibras. No entanto, deve-se destacar que os produtos de origem animal são reconhecidos por serem ótimas fontes de proteínas de alto valor biológico além de fornecer nutrientes importantes para a nutrição como ferro, cálcio, zinco e vitamina B12.

Dessa forma, a retirada de produtos de origem animal gera um alerta em relação à saúde, com alguns cuidados e adequações sendo requeridas para que não surja nenhum tipo de deficiência nutricional.

Um ponto de atenção nas dietas vegetarianas, vai para o consumo de ferro. A carência desse micronutriente é a mais comum entre os vegetarianos. Esse grupo deve ficar mais atento pois o ferro dos vegetais (ferro não heme) é menos biodisponível que o ferro heme, presente nas carnes.

Mulheres em idade fértil precisam de um cuidado redobrado, devido à perdas de sangue menstrual. A estimativa é que de a absorção do ferro heme varie de 15 a 35% enquanto a do não heme varia de 5 a 20%. O cálcio inibe a absorção de ferro e, por isso, deve-se evitar o consumo de alimentos fonte de cada um desses nutrientes na mesma refeição, para poder maximizar a absorção de cada um. Já a vitamina C, potencializa a absorção de ferro não heme, e o consumo de algum alimento fonte deve ser incentivado. Os níveis de ferro de vegetarianos devem ser monitorados e, quando necessário, esse mineral deve ser suplementado.

Outro micronutriente que requer atenção é o próprio cálcio, seu consumo inadequado pode impedir a adequação da massa óssea, resultando em osteopenia ou osteoporose. A recomendação de cálcio é de 1000mg/dia para homens e mulheres de 19 a 50 anos, subindo para 1200mg/dia para mulheres acima dos 60 e homens acima dos 70 anos. Pode-se perceber, dessa forma, que o cálcio é muito importante durante a adolescência, para garantir o ganho de massa magra e de densidade óssea. Como uma das principais fontes de cálcio são encontradas nos lácteos, os vegetarianos estritos devem estar atentos em relação a outros alimentos fonte, para suprir a recomendação. No espinafre, esse mineral é menos biodisponível, devido ao alto teor de oxalato, substância que impede a sua absorção. Dessa forma, outros recursos como, alimentos fortificados e/ou suplementos alimentares, fontes de cálcio devem ser recomendados.

Por fim, um bom planejamento dietético, e acompanhamento de um profissional da área da saúde, podem fazer a diferença para a saúde e a qualidade de vida da população vegetariana.

 

 

Referências Bibliográficas:

Gallagher, ML. Os nutrientes e seu metabolismo. In: Mahan LK., Escott-Stump S., Raymond JL. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

Rogero MM, Castro IA, Tirapegui J. Proteínas. In: Cozzolino SMF, Cominetti C. Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição. São Paulo: Manole; 2013. p. 03-43.

Sociedade Brasileira Vegetariana (SBV). Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para adultos. 2012

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.