A creatina
 

A creatina pode ser produzida pelo nosso organismo a partir destes  três aminoácidos: glicina, arginina e metionina. Sua síntese começa principalmente nos rins e é completada no fígado. Sua produção diária é de aproximadamente 1-2 g, dos quais cerca de 95% são distribuídos no músculo, onde é encontrada sob as formas de creatina livre (40%) e fosfocreatina (60%).

 

Constitui-se na principal reserva de fosfato de alta energia (atuando na síntese do ATP, adenosina trifosfato) e, portanto, em importante substrato energético utilizado por órgãos/tecidos com alta demanda de energia, como o músculo esquelético, o cérebro e o coração.

 

Suas principais fontes dietéticas são os produtos de origem animal, como carnes e peixes. No entanto, a suplementação de creatina também pode ser necessária em alguns casos; ela é muito utilizada, principalmente por atletas, pois estimula o metabolismo celular, promovendo a síntese mais rápida de fosfocreatina no exercício, o que facilita a recuperação muscular e retarda o aparecimento de fadiga.

 

A creatina e o magnésio

O magnésio atua no relaxamento e na contração muscular assim como no equilíbrio do metabolismo de energia e no equilíbrio eletroquímico do nosso organismo por meio de mais de centenas de reações.

Tanto o magnésio quanto a creatina são substâncias fundamentais para a produção de energia e, assim como a baixa concentração de creatina, a baixa concentração de magnésio no corpo ocasiona queda no rendimento físico.

Da combinação desses dois componentes surgiu então a Creatina MagnaPower.

Creatine MagnaPower® é um dipeptídeo formado por duas moléculas de creatina e um átomo de magnésio. Essas moléculas são unidas por quelação, gerando um composto estável, no qual o mineral se encontra protegido de interações no processo digestivo, otimizando assim a sua absorção,  e previne a degradação da creatina.

De modo geral, os minerais aminoácidos quelatos são absorvidos no jejuno, uma vez que resistem à hidrólise no trato gastrointestinal e, por terem carga elétrica neutra, não se ligam a outros compostos durante os processos de digestão e absorção. Essas características conferem alta biodisponibilidade, atribuindo aos quelatos menor interferência na absorção, quando comparados aos sais, por exemplo, e  oferecem menor chance de efeitos colaterais comuns, como desconfortos abdominais e diarreias. Essas características permitem que a creatina e o magnésio alcancem a célula muscular simultaneamente, otimizando a performance de ambos os nutrientes no corpo.

Embora a maioria dos atletas use a creatina como uma ajuda ergogênica para melhorar o desempenho, a suplementação de creatina também é de interesse para outros grupos, como o dos idosos.

Iolascon e colaboradores publicaram pesquisa na qual avaliaram micronutrientes relacionados com funções musculoesqueléticas ou cognitivas, incluindo suplementos dietéticos e nutracêuticos comercializados na Itália. Os autores concluíram que há evidências científicas que comprovam a melhoria da saúde musculoesquelética e/ou função cognitiva em idosos no que diz respeito à creatina e ao magnésio.

Creatine MagnaPower fornece os benefícios da creatina e do magnésio na forma quelada, favorecendo a resistência e a potência da performance em exercícios físicos.

Creatine MagnaPower é produzida pela Albion, que, no Brasil, tem a Kilyos como representante exclusiva. Além de consultar um profissional de saúde, que irá avaliar e indicar a quantidade adequada do suplemento a ser consumido, de acordo com as características individuais, é importante também usar produtos de qualidade, como os que só a Kilyos pode oferecer!

 

 

Referências Bibliográficas:
 

ANDRES, S. et al. Creatine and creatine forms intended for sports nutrition. Molecular Nutrition & Food Research, v. 61, n. 6, 2017.

BRILLA, L.R. et al. Magnesium-creatine supplementation effects on body water. Metabolism, v. 52, n. 9, p. 1136-40, 2003.

IOLASCON, G. et al. Are dietary supplements and nutraceuticals effective for musculoskeletal health and cognitive function? A scoping review. J Nutr Health Aging. v. 21, n. 5, p. 527-38, 2017.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.