No dia de hoje, 31 de março, celebramos o Dia da Saúde e Nutrição, conforme calendário oficial do Ministério da Saúde brasileiro. Nesta data, aproveitamos para reforçar a importância da nutrição na viabilização e manutenção de uma vida saudável.

 

Em tempos modernos, de rotinas agitadas, o fast food e os alimentos processados vêm ganhando cada vez mais espaço nas refeições do cotidiano. De fato, a dieta Ocidental é rica em gorduras saturadas, carboidratos e açúcares refinados e baixos níveis de fibras, de gorduras insaturadas e de antioxidantes. Estes alimentos são pobres nutricionalmente e altamente calóricos, o que compromete a obtenção de níveis ideais de minerais e de vitaminas, tão necessários para o organismo. Dessa forma, a dieta Ocidental tem sido relacionada com o desenvolvimento e a progressão de algumas doenças crônicas, como por exemplo a obesidade, a aterosclerose e o diabetes.

 

Os minerais e as vitaminas são elementos essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, e ao contrário do que muitos pensam, a nutrição afeta não somente a saúde física, mas também a saúde mental. Os nutrientes desempenham as mais variadas funções, como a regulação do metabolismo, o fortalecimento do sistema imunológico, o fornecimento de energia, a melhora da função cognitiva e do humor, e a prevenção de distúrbios neurológicos.

 

Estes nutrientes essenciais, no entanto, não são produzidos pelo organismo e devem ser ingeridos através da alimentação. Contudo, ainda que se mantenha uma dieta balanceada e diversa, dificilmente é possível atingir os níveis diários recomendados de vitaminas e minerais de forma constante. Por exemplo, a ingestão diária recomendada (IDR) de magnésio para adultos é de 260 mg [1], o que equivale ao consumo diário de 52 ovos, ou ainda, 1.162 kg de brócolis cozido por dia [2], quantidade totalmente inviável de ser ingerida diariamente por diversos motivos.

 

No caso das crianças, o cenário se repete e merece ainda mais atenção, visto que deficiências nutricionais na infância podem causar prejuízos irreversíveis, como é o caso do zinco [3, 4]. Estudos com crianças brasileiras mostram que a prevalência de deficiência desse mineral varia de 16,2% a 11,2%, caracterizando um problema de saúde pública [5].

 

O zinco é um mineral amplamente distribuído pelo corpo e está envolvido em diversas funções enzimáticas e hormonais. Sua deficiência, mesmo que moderada, pode levar ao déficit de crescimento, distúrbios neurológicos, aumento do quadro de diarreia, comprometimento da função imune, retardo do processo de cicatrização, doenças de pele, e anorexia [6, 7].  A IDR de zinco para crianças de 4 a 6 anos é de 5,1 mg, o que equivale ao consumo diário de 720 g de feijão cozido, ou 1.172 L de leite integral [5, 7].

 

Como o consumo das doses diárias recomendadas é dificilmente atingível apenas através da dieta, os suplementos alimentares auxiliam no aporte nutricional adequado, evitando a incidência de deficiências e, por conseguinte, de doenças relacionadas com esse quadro. Estudos clínicos têm demonstrado que a suplementação nutricional traz benefícios à saúde, auxiliando no desenvolvimento cognitivo, corporal e na reversão de alguns sintomas clínicos.  Um estudo conduzido com crianças de 12 e 30 meses de idade verificou que a suplementação com 10 mg de zinco/dia levou ao aumento progressivo no ganho de estatura e, após 15 meses de suplementação, os meninos cresceram 1 cm a mais em comparação àqueles que receberam placebo [8]. Esses resultados validam a importância da suplementação durante a infância para a garantia de um desenvolvimento saudável.

 

Logo, os suplementos alimentares representam um meio fácil, acessível e seguro de alcançar e manter níveis adequados de nutrientes no organismo, uma vez que complementam possíveis carências nutricionais, assim como evitam o desenvolvimento de doenças causadas pela deficiência nutricional, proporcionando uma vida mais saudável.

 

Produzido por: Pietra Sacramento Prado, BSc e Carolina Parga Martins Pereira, PhD
 

 

Referências
1. ANVISA, RDC Nº 269, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005, in Ministério da Saúde Brasil. 2005: Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
2. Monteiro, T.H. and H. Vannucchi, Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Magnésio. ILSI Brasil International Life Sciences Institute do Brasil, 2010. 16.
3. Horton, S., et al., Micronutrient supplements for child survival (vitamin A and zinc). Copenhagen Consensus, 2008.
4. Young, G.P., et al., Zinc deficiency in children with environmental enteropathy-development of new strategies: report from an expert workshop. Am J Clin Nutr, 2014. 100(4): p. 1198-207.
5. FIOCRUZ. Carências nutricionais: Vitamina A e Zinco. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente 2019  [Acesso 22/03/2021]; Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/carencias-nutricionais-vitamina-a-e-zinco/.
6. Bhatnagar, S. and U.C. Natchu, Zinc in child health and disease. Indian J Pediatr, 2004. 71(11): p. 991-5.
7. Cominetti, C. and S.M.F. Cozzolino, Zinco. Série de publicações ILSI Brasil : funções plenamente reconhecidas de nutrientes 2009.
8. Allen, L. H., Nutritional influences on linear growth: a general review. Eur J Clin Nutr, 1994. 48 1: p. S75-89.
9. Cordain, L., et al., Origins and evolution of the Western diet: health implications for the 21st century. Am J Clin Nutr, 2005. 81(2): p. 341-54.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.