A Diabetes Mellitus (DM) é um sério problema de saúde pública, sendo considerada como uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo. A prevalência da DM vem crescendo nas últimas décadas, principalmente devido ao aumento das taxas de sobrepeso e obesidade, alterações no estilo de vida e envelhecimento populacional. No ano de 2017, ocorreram aproximadamente 5 milhões de óbitos em virtude da doença, sendo que, para o ano de 2045, estima-se que cerca de 693 milhões de pessoas serão diabéticas.

De acordo com a fisiopatologia da doença, a diabetes pode ser classificada em tipo 1 e tipo 2. A diabetes tipo 1 compreende 10% do total de casos, é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca as células beta pancreáticas (responsáveis pela produção de insulina), ocasionando a ausência absoluta deste hormônio no organismo. Já a diabetes tipo 2 está associada a um estilo de vida não saudável, marcado pelo sedentarismo e maus hábitos alimentares, sendo responsável pela maioria dos casos da doença, compreendendo cerca 90% do total. Este tipo caracteriza-se pela diminuição da secreção pancreática de insulina ou mesmo resistência e redução de sua ação.

O tratamento da DM tipo 2 inclui mudanças no estilo de vida do indivíduo, com adesão à prática de atividade física e programas de reeducação alimentar. Além disso, a terapia com fármacos também é essencial para o controle normal do índice glicêmico, podendo agir no estímulo à produção de insulina pelo pâncreas, na sensibilização à ação da insulina ou até mesmo reduzindo a absorção de carboidratos no organismo. Nesse sentido, recentemente alguns minerais como o cromo e o magnésio vêm sendo descritos na literatura como importantes aliados no controle da glicemia, já que aparentemente, os mesmos podem interferir no metabolismo da insulina e potencializar seus efeitos em pacientes com DM.
 
Cromo
O cromo é um mineral essencial que não é produzido pelo organismo e deste modo, deve ser adquirido pela dieta. Evidências científicas têm elucidado seu papel no tratamento da DM, especialmente pela sua atuação na melhora da tolerância à glicose por meio do aumento da sensibilização à insulina, e consequente alteração no metabolismo de carboidratos e lipídeos. A deficiência de cromo relaciona-se com quadros de hiperglicemia e alguns estudos comprovam a eficácia da suplementação.  Cheng e colaboradores reuniram um grupo de 180 diabéticos no intuito de avaliar os efeitos da suplementação de cromo nos sintomas da diabetes. Como resultado, observou-se uma redução de 85% no número de pessoas com relatos de sede excessiva, micção e fadiga durante o período de suplementação, sem quaisquer efeitos colaterais negativos confirmados decorrente do consumo de cromo por até 1 ano. Um outro ensaio contou com a participação tanto de pacientes com DM tipo 1 quanto com tipo 2, suplementando 200mcg de picolinato de cromo por dia aos participantes. No grupo com DM tipo 1, observou-se resultados positivos, diminuindo a dose da terapia com insulina em cerca de 30%, além de também reduzir as variações de glicose sanguínea após o período de 10 dias do tratamento.
 
Magnésio
Por sua vez, o magnésio, é um mineral co-fator para mais de 300 reações enzimáticas, participando de diversos processos metabólicos, especialmente aqueles ligados ao metabolismo dos carboidratos. Acredita-se que a hipomagnesemia exerça influência sobre a secreção de hormônios e neuro-hormônios envolvidos na regulação da glicose sanguínea e por isso, o magnésio parece ser essencial para manutenção da sensibilidade à insulina.  Um ensaio clínico publicado na revista Diabetes Care, da American Diabetes Association analisou os efeitos da suplementação oral de magnésio em pacientes diagnosticados com DM tipo 2. Após a intervenção, os autores concluíram que os indivíduos suplementados apresentaram uma redução de 37,5% nos níveis de glicose em jejum quando comparados ao grupo controle, demonstrando que a terapia com o magnésio pode ser uma aliada no tratamento da DM tipo 2.
Apesar dos notórios benefícios do tratamento de DM com elementos como o cromo e magnésio, é importante ressaltar que qualquer orientação ou indicação de suplementação mineral deve ser individualizada e orientada por um profissional de saúde, que poderá analisar todos os parâmetros bioquímicos, clínicos e até possíveis complicações, sempre de acordo com a particularidade de cada paciente.
 

Referências
Flor LS, Campos MR. Prevalência de diabetes mellitus e fatores associados na população adulta brasileira: evidências de um inquérito de base populacional. Rev. bras. epidemiol. 2017; 20 (1): 16-29.
Sartorelli DS, Franco LJ. Tendências do diabetes mellitus no Brasil: o papel da transição nutricional. Cad. Saúde Pública. 2003; 19 (Suppl.1): S29-S36.
Cho NH, Shaw JE, Karuranga S, Huang Y, Fernandes JDR, Ohlrogge AW et al. IDF Diabetes Atlas: Global estimates of diabetes prevalence for 2017 and projections for 2045. Diabetes Research and Clinical Practice. 2018; 138: 271-281.
Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Melitus. Cadernos de Atenção Básica – n.º 16.
Marcondes JAM. Diabete Melito: Fisiopatologia e Tratamento. Rev. Fac. Ciênc. Méd. 2003; 5 (1): 18-26.
Pereira AG, Muniz LB. Avaliação da suplementação de cromo em pacientes diabéticos tipo II em um centro de saúde de Brasília-Distrito Federal. Revisa. 2012; 1 (1):25-31.
Gomes MR, Rogero MM, Tirapegui J. Considerações sobre cromo, insulina e exercício físico. RevBrasMed Esporte. 2005; 11 (5): 262-266.
Lamson DW, Plaza SM. The Safety and Efficacy of High-Dose Chromium. Alternative Medicine Review. 2002; 7 (3): 218-235.
Anderson RA, Cheng N, Bryden NA, Polansky MM, Cheng N, Chi J et al. Elevated Intakes of Supplemental Chromium Improve Glucose and Insulin Variables in Individuals WithType 2 Diabetes.
Cheng N, Zhu X, Shi H, Wu W, Chi J, Cheng J, Anderson RA. Follow-up Survey of People in China With Type 2 Diabetes Mellitus Consuming Supplemental Chromium. J Trace Elem Exp Med. 1999; 12 (2): 55-60.
Reis MAB, Velloso LA, Reyes FGR. Alterações do metabolismo da glicose na deficiência de magnésio. Rev. Nutr. 2002; 15 (3): 333-340.
Rodríguez-Morán M,Guerrero-Romero F. Oral Magnesium Supplementation Improves Insulin Sensitivity and Metabolic Control in Type 2 Diabetic Subjects. Diabetes Care. 2003; 26 (4): 1147-1152.
Name JJ. Considerações sobre suplementação mineral no diabetes mellitus. RBM rev. bras. med. 2007; 64 (8):393-396.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.