Os videogames são considerados uma febre mundial, desde o seu lançamento, em 1972, até os dias atuais. Nesse período, houve um crescente desenvolvimento de novos jogos, cada vez mais modernos e interativos. Antes uma partida de videogame era um momento de descontração e encontro de amigos, enquanto hoje, pode movimentar milhões de dólares e de pessoas em todo o mundo, o mercado chamado E-Sports.

 

E-sports, ou electronic sports, são competições de jogos eletrônicos de nível profissional, disputados individualmente ou em equipe, transmitidos mundialmente. A indústria do e-sports engloba competidores, ligas, desenvolvedores de games, empresas patrocinadoras, e um público estimado de 453,8 milhões de pessoas, que só tende a crescer [1]. Alguns dos jogos, como League of Legends e Freefire, atraem milhares de pessoas para o estádio a fim de acompanharem seus times e atletas, exatamente como acontece em esportes tradicionais como o futebol e o basquete.

 

O mercado do e-sports é bastante promissor, com estimativas de que em 2022 sejam movimentados 1,8 bilhão de dólares [1]. No Brasil, a tendência é a mesma, um mercado jovem e em expansão, com aproximadamente dois gamers para cada praticante de futebol. Os brasileiros ocupam atualmente o 3º lugar no ranking de público do e-sports, atrás apenas da China e dos Estados Unidos [1].

 

Apesar de existir um pouco de resistência quanto a aceitação desses competidores como atletas, são exigidos desses profissionais um alto nível de treino e comprometimento. A fim de manter uma melhor performance, uma das estratégias utilizadas é a suplementação nutricional. Assim como a ingestão de magnésio e creatina tem papel importante para o desempenho muscular em esportes que demandam uma carga física, a suplementação nutricional no e-sports pode ser muito valiosa quando associada a nutrientes que melhoram o foco, a visão, e a performance cognitiva.

 

A função cognitiva compreende processos complexos, tais como: percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e funcionamento psicomotor (tempo de reação, tempo de movimento e velocidade de desempenho), sendo estes últimos essenciais para a boa performance do gamer [2].

 

Nesse sentido, a colina é um nutriente essencial reconhecido pela sua ação nas funções cognitivas. Um dos estudos com suplementação de colina verificou que, após 70 minutos da suplementação, ocorreu uma melhora da performance viso-motora (avaliada por um teste no qual os indivíduos deveriam acertar rapidamente o centro de um alvo) e diminuição do tamanho da pupila (um indicador da ação da colina no cérebro) [3]. Esse estudo mostrou que a colina também é capaz de promover uma rápida alteração na sinalização neuronal, refletindo na melhora da performance cognitiva após a ingestão, fato que se manteve por duas horas de duração.

 

Os benefícios da colina nas funções cognitivas são cientificamente comprovados com resultados a curto e longo prazo. No cenário dos gamers, a rápida ação da colina no sistema nervoso central se mostra bastante útil e promissora para obtenção de melhores resultados na realização de tarefas que precisam de mais atenção, concentração e velocidade de reação.
 

 

Produzido por: Pietra Sacramento Prado, BSc e Carolina Parga Martins Pereira, PhD

 

 

Referências
1.   Caetano, R. O que são os eSports?. 2019  [Acesso 14/04/2021]; Disponível em: http://www.espn.com.br/infografico/o-que-sao-os-esports/.
2.   Kretchmer, N., J.L. Beard, and S. Carlson, The role of nutrition in the development of normal cognition. Am J Clin Nutr, 1996. 63(6): p. 997S-1001S.
3.   Naber, M., B. Hommel, and L.S. Colzato, Improved human visuomotor performance and pupil constriction after choline supplementation in a placebo-controlled double-blind study. Sci Rep, 2015. 5: p. 13188.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.