Os lácteos estão entre os produtos alimentícios mais consumidos no Brasil e no mundo. Sua lista de aplicação é extensa, e seu consumo faz-se presente em todos os estágios da vida, da infância à senescência, seja no leite preparado especialmente para bebês e crianças, no leite do café da manhã, no queijo do lanche da tarde, no iogurte, em molhos e assim por diante. Por isso, esse tipo de produto vem sendo, cada dia mais, alvo de fortificação com minerais e vitaminas.
 
Vitamina K2

Como publicado no post da semana passada, a vitamina K2 tem importante atuação na saúde da gestante e do bebê por auxiliar na formação óssea, na saúde cardiovascular, na prevenção de hemorragia durante a gravidez, entre outros. É uma vitamina essencial que pode ser encontrada, principalmente, em alimentos fermentados, como a soja fermentada.

Por sua vez, a soja fermentada pode ser base de alimentos como o natto. Muito consumido no Japão, o natto deu origem ao MenaQ7®, uma forma da vitamina K2 comercializada pela Nattopharma, empresa norte-americana representada pela Kilyos no Brasil.

Utilizado em um estudo realizado no ano passado por Knappen et al., o MenaQ7® demonstrou ser uma ótima alternativa para a fortificação de lácteos. Nesse estudo, 56 adultos de ambos os sexos, com idades entre 45 e 65 anos, consumiram 56ug de vitamina K2 em forma de MenaQ7® em 250 ml da bebida, durante 12 semanas, no café da manhã e no jantar. Ao final do estudo, houve um aumento nos níveis circulantes de MenaQ7®.

Isso sugere que o iogurte é um ótimo veículo para fortificação de vitamina K2, pois, apesar de pequenas doses, houve melhora significativa do status de vitamina K2 nos participantes. Hogne Vik, CEO da Nattopharma, afirmou, sobre o estudo, que ele “não só confirma que o uso, a curto prazo, de MenaQ7® pode melhorar a saúde, mas também que o iogurte é uma forma eficaz de fornecer ao público esse importante nutriente (vitamina K2)”.
 
“Temos a documentação clínica mostrando que as crianças, geralmente, são deficientes de vitamina K2. A confirmação de que nosso ingrediente se aplica também a um produto lácteo, como o iogurte, é uma importante descoberta. Isso significa que nós podemos tornar o nutriente disponível para mais pessoas, alcançar um público mais jovem e criar uma geração mais saudável”, conclui Vik.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.