A cicatrização de feridas é um processo complexo e coordenado que envolve controle microbiano e reparo de tecidos. Produtos tópicos podem ser usados para preparar a região da ferida para a cicatrização ou para controlar a carga microbiana. Os suplementos nutricionais podem auxiliar os processos fisiológico e imunológico envolvidos na cicatrização.

 

A resposta à lesão envolve:

 

1. Hemostasia: formação de barreira por meio da coagulação do sangue;

2. Inflamação local aguda, que aumenta a permeabilidade vascular e a migração de células imunes para o local da lesão;

3. Proliferação celular: os fibroblastos se multiplicam para produzir tecido de granulação formado por  tecido conjuntivo, novos vasos sanguíneos e fibras de colágeno tipo I;

4. Maturação: as fibras de colágeno são remodeladas em fibras de colágeno tipo III, mais fortes e associadas ao tecido de cicatrização, fechando a ferida. 

 

De janeiro de 2015 a junho de 2020, a maioria dos suplementos com alegações de suporte à cicatrização de feridas foram posicionados como produtos para saúde imunológica. A saúde da pele foi a segunda subcategoria de posicionamento mais comum.

 

O ingrediente mais comumente utilizado nesses suplementos é a vitamina C, devido à sua função antioxidante e ao seu papel como um cofator essencial na formação de colágeno. Outros ingredientes declaram manter a saúde celular, promover a saúde imunológica, fornecer atividade antioxidante e auxiliar as funções metabólicas e a resposta inflamatória saudável (Innova Insights).

 

A astaxantina natural promove a função imunológica
Park et al.  publicaram um estudo clínico em que a suplementação com 8mg/dia de astaxantina natural aumentou a proliferação das células B e T e a atividade das células NK. A astaxantina também aumentou o fluxo sanguíneo capilar e apresentou propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A atividade antioxidante da astaxantina contra o oxigênio singlete, uma espécie reativa de oxigênio, é 6000 vezes mais potente do que a da vitamina C. A astaxantina protege as membranas celulares e apresenta uma função complementar à da vitamina C, já que que esta protege as porções aquosas da célula.

 

Os antioxidantes dietéticos podem promover as funções imunológica e de cicatrização, atenuando as consequências prejudiciais ao tecido decorrentes do estresse oxidativo. Estudos pré-clínicos sugerem que a astaxantina pode auxiliar a cicatrização de feridas quando administrada por via tópica ou oral, dessa forma ela se mostra como uma boa possibilidade de adição aos produtos atuais que contêm vitamina C e são destinados ao suporte de cicatrização.

 

Acomodação em 30 – 45 anos com Astaxantina AstaReal®
Embora a presbiopia funcional, geralmente, ocorra em pessoas com 40 anos ou mais, a presbiopia prematura tem sido reportada em indivíduos com idade entre 25 e 40 anos. Nagaki et al. (2006) publicaram um estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, com 48 trabalhadores (idade entre 30 e 45 anos) que utilizavam o computador e se queixavam de fadiga ocular diária. Esses indivíduos foram suplementados com 6mg/dia de Astaxantina AstaReal® ou placebo (n=23) durante 4 semanas. A amplitude da acomodação dos participantes foi medida na semana anterior à suplementação e após 4 semanas. O grupo suplementado com AstaReal® apresentou um aumento significativo na amplitude de acomodação (4,69±1,17 D) depois de 4 semanas, quando comparado com o grupo placebo (4.03±1.12 D) (p<0,05), conforme mensurado por D’Acomo (p<0,05).

 

Em 2010, Nagaki et al. conduziram um estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, com 82 trabalhadores que utilizavam computador (idade entre 30-45 anos). Esses indivíduos foram suplementados com 9 mg/dia de astaxantina AstaReal® (n=42) ou com placebo (n=40) por 4 semanas. Dos participantes que relataram cansaço visual de moderado a grave antes da suplementação, 62% dos indivíduos do grupo AstaReal® e somente 15% do grupo placebo relataram uma melhora nos seus sintomas após 4 semanas. Esse resultado representa uma significativa melhora no grupo AstaReal® em comparação com o grupo placebo (p<0,05).

 

Estudo com astaxantina na cura da corda vocal humana
As cordas vocais são expostas a vibrações quase constantes, que podem causar danos estruturais na mucosa das pregas vocais. Kaneko et al. relataram o efeito da suplementação com 24 mg/dia de astaxantina AstaReal® no estresse das cordas vocais em 10 indivíduos saudáveis do sexo masculino (23-30 anos). Foram realizadas avaliações aerodinâmicas e acústicas da qualidade da voz após uma sessão de 60 minutos de sobrecarga vocal, antes e após quatro semanas de suplementação com astaxantina. Em relação aos resultados obtidos no início do estudo, a suplementação com AstaReal® melhorou significativamente alguns parâmetros, como a pressão limiar de fonação (PTP) e a frequência fundamental (shimmer e jitter) (p<0,05). A avaliação perceptivo-auditiva da qualidade vocal também mostrou melhora significativa na resposta à suplementação (p<0,01).

 

Mizuta et al. relataram que ratos com feridas nas cordas vocais que receberam 100 mg/kg por peso corpóreo de astaxantina apresentaram redução do estresse oxidativo no local da lesão e maior depósito de ácido hialurônico, que restaura a viscoelasticidade e reduz a rouquidão decorrente de cicatrizes nas cordas vocais. O grupo suplementado com astaxantina também apresentou aumento expressivo de procolágeno I e fator de crescimento de fibroblasto básico (bFGF), que auxiliam a cicatrização de feridas. Os autores concluíram que a astaxantina pode prevenir a cicatrização das pregas vocais ao regular o estresse oxidativo durante a fase inicial da cicatrização.

 

Estudos pré-clínicos de aplicações tópicas de astaxantina para cicatrização de feridas
Meephansan et al. relataram o efeito da aplicação de 78,9 µM de astaxantina tópica na cicatrização de feridas dérmicas em camundongos. As feridas tratadas com astaxantina mostraram uma cicatrização completa após 9 dias de uso, ao passo que o mesmo não foi observado no grupo controle   até o dia 11. Os biomarcadores de cicatrização de feridas, procolágeno I (Col1A1) e bFGF, aumentaram significativamente no grupo tratado com astaxantina no terceiro dia de tratamento quando comparado com o grupo controle.

 

Utilizando um filme de hidrogel de colágeno contendo astaxantina, Veeruraj et al. observaram que a cicatrização de feridas dérmicas em ratos foi acelerada em comparação com o grupo controle, tratado com solução salina. A resistência à tração da ferida aumentou, a camada de epitélio ao redor da ferida (reepitelização) foi formada com mais rapidez e o conteúdo de hidroxiprolina (um marcador de colágeno) foi maior no grupo submetido   à astaxantina em comparação com o controle (p <0,05).

 

Durante o processo de cicatrização, os queratinócitos movem-se em direção à superfície da ferida e preenchem o seu espaço. A proliferação e migração dos queratinócitos são essenciais para a reepitelização do tecido. Em um estudo in vitro usando queratinócitos humanos, Ritto et al. verificaram que a astaxantina promoveu a proliferação e migração dos queratinócitos mais rápido do que o grupo controle. Após 72 horas, a cicatrização completa da ferida foi concluída em células tratadas com astaxantina (1 µg / ml de astaxantina) em comparação com ~ 75% do grupo controle.

 

Suporte nutricional com AstaReal® para benefícios no organismo
Os radicais livres e os oxidantes desempenham um papel importante em muitas funções fisiológicas, incluindo a cicatrização de feridas. Entretanto, o acúmulo excessivo de radicais livres, que leva ao estresse oxidativo, pode prejudicar o tecido saudável e desacelerar o processo de cicatrização. Nos casos em que as enzimas antioxidantes endógenas estão sobrecarregadas, a suplementação nutricional com astaxantina AstaReal® pode promover o equilíbrio da oxirredução (redox). Em cremes ou pomadas, AstaReal® L10 ou AstaReal® CLEAR100 podem ser aplicadas em formulações à base de lipídeos ou de água, respectivamente.

 

Os estudos pré-clínicos atuais demonstram que ao reduzir o estresse oxidativo no início do processo de cicatrização, a astaxantina acelerou a cicatrização e reduziu a formação de cicatrizes. As propriedades imunomoduladoras e anti-inflamatórias da astaxantina também podem ter contribuído para esse cenário.
 
 
 
Referências:
1. Park et al. 2010. Nutr Metab (Lond). 7;18.
2. Kaneko et al. Journal of Voice, Vol. 31, No. 3, 2017.
3. Mizuta et al. Laryngoscope. 2014.124(1):E1-7.
4. Meephansan et al. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2017.13;10:259-265.
5. Veeruraj et al. Mater Sci Eng C Mater Biol Appl. 2019. 95:29-42.
6. Ritto et al. Nutr Res Pract. 2017.11(4):275-280.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.