A tireoide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano, sendo principalmente responsável pela secreção dos hormônios tireoidianos: tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3). Ambos possuem o mesmo efeito e são qualitativamente iguais, diferindo na velocidade e intensidade de ação. De fato, o hormônio T3 é cerca de quatro vezes mais potente do que o T4, porém é secretado em menor quantidade. Esses hormônios têm papel fundamental no organismo, participando dos processos de crescimento, desenvolvimento, diferenciação e regulação da atividade e metabolismo de órgãos e tecidos e, por isso, são considerados essenciais para a manutenção da qualidade de vida.
 

Uma das disfunções mais comuns da glândula tireoide é o hipotireoidismo, um estado clínico resultante de quantidades insuficientes ou da ausência dos hormônios tireoidianos (T3 e T4). Pode ser classificado em hipotireoidismo congênito, subclínico, central e primário, sendo esse último o de maior prevalência. O hipotireoidismo primário ocorre devido a incapacidade parcial ou total da glândula tireoide em produzir T3 e T4, tendo como uma de suas causas a deficiência de iodo (mineral imprescindível na síntese dos hormônios tireoidianos).
 

O iodo é absorvido no trato gastrointestinal e posteriormente captado pela glândula tireoide, onde serão produzidos os complexos monoiodotirosina e diiodotirosina, que em seguida darão origem aos hormônios T3 e T4. Situações de deficiência elevam o TSH (hormônio estimulante da tireoide), incitando a produção de peróxido de hidrogênio, que induz reações de fibrose e destruição da glândula. A necessidade diária de iodo é estimada entre 90 e 200 µg/dia, variando de acordo com as fases da vida, sendo que gestantes e lactantes possuem uma maior demanda pelo nutriente. Uma ingestão abaixo de 50 µg/dia propicia o desenvolvimento de bócio, hipotireoidismo e retardo mental em qualquer fase da vida.
 

Tendo em vista a importância do iodo para o funcionamento normal da tireoide e a má distribuição desse mineral no solo, políticas públicas do Brasil e de diversos países tornam obrigatória a adição de iodo ao sal de cozinha, no intuito de sanar ou evitar possíveis carências e, assim, prevenir o bócio.
 

Outro mineral que participa ativamente das atividades endócrinas tireoidianas é o selênio. O selênio em sua forma de selenocisteína é o componente principal das enzimas desiodases do tipo 1, responsáveis pela conversão de T4 (pró-hormônio) em T3 (forma ativa). Nesse sentido, a deficiência nutricional de selênio resulta em mudanças significativas nas atividades das desiodades, comprometendo a ação dos hormônios tireoidianos. Além disso, o selênio também possui o importante papel na proteção da tireoide, pois é cofator da glutationa peroxidase (enzima com ação antioxidante), evitando danos oxidativos aos tireócitos. Apesar de ainda faltar dados concretos na literatura, acredita-se que a deficiência de selênio possa levar a quadros de hipotireoidismo.
 

Pizzuli e Ranjbar (2000) suplementaram crianças diagnosticadas com hipotireoidismo com selênio via oral durante quatro semanas. Após a intervenção, observou-se melhora significativa nos sintomas clínicos da doença, além do restabelecimento do metabolismo tireoidiano. O estudo foi o primeiro a descrever o hipotireoidismo causado exclusivamente pela carência de selênio, mas ainda são necessárias mais investigações a respeito desta possível etiologia.
 

Assim como o iodo e o selênio, o zinco também tem sido relacionado com o bom funcionamento desta glândula, já que atua como cofator das desiodases do tipo 2. Estudos indicam que a suplementação com zinco em indivíduos com deficiência do mineral pode normalizar os níveis de T3 no organismo, beneficiando o metabolismo dos hormônios tireoidianos e contribuindo na conversão de T4 em T3.
 

Apesar da indiscutível importância de minerais como iodo, selênio e zinco na regulação da função tireoidiana, é relevante destacar que tal qual a deficiência, o excesso destes componentes também pode trazer malefícios para o bom funcionamento do organismo. Qualquer medida ou tratamento deve ser orientado por um profissional da saúde, a partir de dados bioquímicos e clínicos, de acordo com a individualidade de cada paciente.
 

Referências
 

Guyton AC, Hall JE. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2017.
Nunes MT. Hormônios Tiroideanos: Mecanismo de Ação e Importância Biológica. Arq Bras Endocrinol Metab. 2003; 47 (6):639-43.
Oliveira V, Maldonado RR. Hipotireoidismo e hipertireoidismo – uma breve revisão sobre as disfunções tireoidianas. Interciência & Sociedade. 2014; 3 (2):36-44.
Brenta G, Vaisman M, Sgarbi JA, Bergoglio LM, de Andrada NC, Bravo PP et al. Diretrizes clínicas práticas para o manejo do hipotireoidismo. Arq Bras Endocrinol Metab.2013; 57 (4): 265-99.
De Lima, LF, Navarro AM. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Iodo. São Paulo: International Life Sciences Institute do Brasil, 2014.
Mezzomo TR, Nadal J. Efeito dos nutrientes e substâncias alimentares na função tireoidiana e no hipotireoidismo. Demetra. 2016; 11 (2): 427-443.
de Pontes AAN, Rocha AM, Leite DFB, Lessa AF, Adan LFF. Iodação do sal no Brasil, um assunto controverso. Arq Bras Endocrinol Metab. 2009; 53 (1): 113-114.
Bates JM, Spate VL, Morris S, Germain DL, Galton VA. Effects of Selenium Deficiency on Tissue Selenium Content, Deiodinase Activity, and Thyroid Hormone Economy in the Rat during Development. Endocrinology. 2000; 141 (7): 2490-2500.
Marques RC, Marreiro DN. Aspectos metabólicos e funcionais do zinco na Síndrome de Down. Rev. Nutr.2006; 19 (4): 501-510.
Pizzuli A, Ranjbar A. Selenium deficiency and hypothyroidism: a new etiology in the differential diagnosis of hypothyroidism in children. Biol Trace Elem Res. 2000; 77 (3): 199-208.
Nishiyama S, Futagoishi-Suginohara Y, Matsukura M, Nakamura T, Higashi A, Shinohara M, Matsuda I. Zinc supplementation alters thyroid hormone metabolism in disabled patients with zinc deficiency. J Am Coll Nutr. 1994; 13 (1): 62-67.
Cruz JBF, Soares HF. Uma revisão sobre o zinco. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde. 2011; 15 (1): 208-222.
Cominetti C, Cozzolino SMF. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Selênio. São Paulo: International Life Sciences Institute do Brasil, 2009.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.