+55 11 2925 6035

imagem da noticia

No dia 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Por isso, o post da semana traz informações sobre a prevenção da diabetes, uma doença que acomete cerca de 415 milhões de pessoas no mundo e é importante questão de saúde pública.
 

Conceito

 

A diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que ocorre quando há a hiperglicemia – aumento dos níveis de glicose no sangue.
 

Uma epidemia de diabetes mellitus existe hoje na maioria dos países. Em 2015, a Federação Internacional de Diabetes (IDF – International Diabetes Federation) informou que 1 em cada 11 adultos, no mundo, eram portadores de diabetes, resultando um total de 415 milhões de pacientes.
 

Estima-se que, em 2040, 1 em cada 10 adultos terá diabetes, totalizando 642 milhões de diabéticos no mundo. Na maioria dos países em desenvolvimento, como o Brasil, o aumento da incidência da DM ocorre com maior intensidade em pessoas mais jovens.
 

Os principais sintomas da diabetes incluem:

• impotência sexual;

• distúrbios renais e cardíacos;

• aumento do apetite;

• alterações na visão;

• feridas que demoram a cicatrizar.
 

No Brasil, em 2015, 9,4% da população foi diagnosticada com diabetes e 130.700 pessoas morreram em consequência da doença.

 

Prevenção

 

A DM pode causar inúmeras complicações no organismo. Por isso, seu tratamento gera muitos gastos ao sistema de saúde. Segundo a IDF, o sistema de saúde brasileiro já gastou mais de 21,8 bilhões de dólares com o tratamento e controle do diabetes. Portanto, prevenção da diabetes deve ser estimulada para reduzir ou retardar tanto a necessidade de atenção à saúde como a de tratar as complicações da doença.
 

Finish Diabetes Prevention Study (DPS) mostrou que a redução de 3 a 4 kg no peso, em quatro anos, diminuiu a incidência de DM em 58%.
 

Outras medidas também podem ser adotadas para prevenir a diabetes, como:

•  tratamento da hipertensão e dislipidemias (aumento do colesterol);
•  redução do consumo do cigarro;
•  redução do consumo de gorduras;
•  prática de atividades físicas;
•  alimentação balanceada e rica em nutrientes, como vitaminas e minerais.


Mantenha hábitos de vida saudáveis e consulte o médico regularmente.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco.
 

-
 

Referências

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2014-2015/Sociedade Brasileira de Diabetes; [organização José Egidio Paulo de Oliveira, Sérgio Vencio]. – São Paulo: AC Farmacêutica, 2015.

Muraki, I., Imamura, F., Manson, J. E., Hu, F. B., Willett, W. C., van Dam, R. M., & Sun, Q. (2013). Fruit consumption and risk of type 2 diabetes: results from three prospective longitudinal cohort studies.BMJ. 347:f5001 doi: 10.1136/bmj.f5001.

Materias relacionadas

imagem da noticia

Vitaminas, Minerais e a Menopausa

imagem da noticia

Creatine MagnaPower: o que é e quais são os benefícios que pode gerar?

imagem da noticia

Prevalência de diabetes no mundo