No dia 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Por isso, o post da semana traz informações sobre a prevenção da diabetes, uma doença que acomete cerca de 415 milhões de pessoas no mundo e é importante questão de saúde pública.

Conceito

A diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que ocorre quando há a hiperglicemia – aumento dos níveis de glicose no sangue.

Uma epidemia de diabetes mellitus existe hoje na maioria dos países. Em 2015, a Federação Internacional de Diabetes (IDF – International Diabetes Federation) informou que 1 em cada 11 adultos, no mundo, eram portadores de diabetes, resultando um total de 415 milhões de pacientes.

Estima-se que, em 2040, 1 em cada 10 adultos terá diabetes, totalizando 642 milhões de diabéticos no mundo. Na maioria dos países em desenvolvimento, como o Brasil, o aumento da incidência da DM ocorre com maior intensidade em pessoas mais jovens.

Os principais sintomas da diabetes incluem:

• impotência sexual;

• distúrbios renais e cardíacos;

• aumento do apetite;

• alterações na visão;

• feridas que demoram a cicatrizar.

No Brasil, em 2015, 9,4% da população foi diagnosticada com diabetes e 130.700 pessoas morreram em consequência da doença.

Prevenção

A DM pode causar inúmeras complicações no organismo. Por isso, seu tratamento gera muitos gastos ao sistema de saúde. Segundo a IDF, o sistema de saúde brasileiro já gastou mais de 21,8 bilhões de dólares com o tratamento e controle do diabetes. Portanto, prevenção da diabetes deve ser estimulada para reduzir ou retardar tanto a necessidade de atenção à saúde como a de tratar as complicações da doença.

Finish Diabetes Prevention Study (DPS) mostrou que a redução de 3 a 4 kg no peso, em quatro anos, diminuiu a incidência de DM em 58%.

Outras medidas também podem ser adotadas para prevenir a diabetes, como:

•  tratamento da hipertensão e dislipidemias (aumento do colesterol);
•  redução do consumo do cigarro;
•  redução do consumo de gorduras;
•  prática de atividades físicas;
•  alimentação balanceada e rica em nutrientes, como vitaminas e minerais.

Mantenha hábitos de vida saudáveis e consulte o médico regularmente.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco

 

Referências

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2014-2015/Sociedade Brasileira de Diabetes; [organização José Egidio Paulo de Oliveira, Sérgio Vencio]. – São Paulo: AC Farmacêutica, 2015.

Muraki, I., Imamura, F., Manson, J. E., Hu, F. B., Willett, W. C., van Dam, R. M., & Sun, Q. (2013). Fruit consumption and risk of type 2 diabetes: results from three prospective longitudinal cohort studies.BMJ. 347:f5001 doi: 10.1136/bmj.f5001.

 

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.