+55 11 2925 6035

imagem da noticia
A pele é o maior órgão do nosso corpo e a sua saúde é fundamental para a nossa sobrevivência. Ela atua como a primeira linha de defesa contra a invasão de microorganismos, como vírus e bactérias, no nosso corpo.

A nossa pele está constantemente exposta ao estresse oxidativo de estressores de origem interna e externa, como dieta inadequada, subprodutos do metabolismo e diversos fatores ambientais, como poluição e raios ultravioleta.

O estresse oxidativo está relacionado com a produção no nosso organismo de moléculas altamente reativas, comumente chamadas de “radicais livres”. Esses causam dano oxidativo à pele e degradação de colágeno, resultando no aparecimento de linhas finas, rugas, manchas, perda de elasticidade e textura irregular da pele.

A fim de reduzir os danos e retardar o processo de envelhecimento da pele, o ideal é que a proteção seja fornecida a todas as camadas da pele, de dentro para fora. Nesse contexto, tem destaque a astaxantina, um antioxidante natural potente.
 
O que é a astaxantina?
A astaxantina é um carotenoide natural derivado da microalga Haematococcus pluvialis. Além de ser o antioxidante mais poderoso conhecido pela ciência, também possui propriedades antiinflamatórias potentes.

A vantagem da astaxantina que diferencia esse composto de outros antioxidantes é a sua capacidade de abranger toda a bicamada lipídica da membrana das células (parte interna e externa) proporcionando uma proteção completa de dentro pra fora, superior à de outros antioxidantes. Este é um aspecto crucial do poder antioxidante e anti-envelhecimento da astaxantina natural, que reflete nos seus importantes benefícios para a saúde e beleza da pele.

A AstaReal®, líder no mercado de astaxantina, é reconhecida como uma autoridade em ciência e pesquisa sobre a astaxantina. A astaxantina natural da AstaReal® é a forma do nutriente mais estudada em todo o mundo. Atualmente, existem mais de 60 estudos clínicos com a AstaReal® com duração de até 6 meses e que envolveram mais de 1.400 participantes, comprovando a segurança e eficácia desse composto em várias aplicações clínicas.
 
Estudos clínicos com a astaxantina da AstaReal®
Muitos estudos demonstraram que a astaxantina da AstaReal® pode proteger e contribuir para a saúde geral da pele, melhorando a sua hidratação, uniformidade, firmeza e elasticidade e reduzindo manchas, rugas e linhas de expressão. Alguns desses estudos estão resumidos a seguir.  

Um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo conduzido por Tominaga e colaboradores (2012), envolvendo 36 homens saudáveis com idades entre 20 e 60 anos, mostrou que as rugas (pés de galinha), a elasticidade e a desidratação da pele melhoraram após 6 semanas de suplementação diária com 6 mg de astaxantina. O nível de oleosidade na zona da bochecha também apresentou tendência de melhora.

Tominaga e colaboradores também conduziram um estudo com 30 mulheres com idades entre 20 e 55 anos que receberam um suplemento oral de 6 mg astaxantina e utilizaram um produto tópico contendo 0,094% de astaxantina por 8 semanas. Os resultados indicaram redução significativa da profundidade e volume das rugas (pés de galinha) e redução de manchas senis. Além disso, o tratamento melhorou significativamente a elasticidade e uniformidade da pele do rosto.

Em outro estudo, Camera e colaboradores (2008) testaram o efeito fotoprotetor da astaxantina contra o estresse oxidativo induzido por raios ultravioleta A (UVA) em fibroblastos humanos, as células que produzem o colágeno e elastina da pele. O efeito protetor da astaxantina foi avaliado em comparação com outros carotenoides antioxidantes: o beta-caroteno e a cantaxantina. Os resultados mostraram que a astaxantina teve efeito fotoprotetor significativamente superior aos outros antioxidantes e neutralizou os danos induzidos pelo UVA.
 
Considerações finais
Diante do exposto, fica claro que a astaxantina natural da AstaReal® é um poderoso antioxidante que promove benefícios comprovados para a saúde e beleza da pele, de dentro pra fora. A proteção superior que a astaxantina natural oferece à pele em comparação com outros antioxidantes fez com que profissionais da saúde em todo o mundo, inclusive dermatologistas, defendam este carotenoide como um nutracêutico anti-envelhecimento essencial.

A astaxantina de alta qualidade e pureza da AstaReal® é a mais utilizada em estudos, tendo sua segurança e eficácia consistentemente comprovadas por inúmeros estudos clínicos que demonstraram inclusive os seus benefícios para a saúde e beleza da pele.

A AstaReal® oferece uma gama de produtos para atender a diferentes necessidades, permitindo o desenvolvimento de produtos inovadores que agregam o poder antioxidante insuperável da astaxantina.


 
Produzido por: Andrea Rodrigues Vasconcelos, PhD
 
Referência
Kidd P (2011). Astaxanthin, cell membrane nutrient with diverse clinical benefits and anti-aging potential. Altern Med Rev, 16(4):355-64.
Tominaga K et al. (2012). Cosmetic benefits of astaxanthin on humans subjects. Acta Biochimica Polonica, 59(1).
Tominaga K et al. (2009). Cosmetic Effects of Astaxanthin for All Layers of Skin. Food Style 21, 13(10): 25-9.
Camera E et al. (2009). Astaxanthin, canthaxanthin and β‐carotene differently affect UVA‐induced oxidative damage and expression of oxidative stress‐responsive enzymes. Experimental dermatology, 18(3), 222-231.
Yamashita E (2002). Cosmetic benefit of dietary supplements containing astaxanthin and tocotrienol on human skin. Food Style 21, 2002. 6(6): 112-117
Yamashita E (2005). The effects of a dietary supplement containing astaxanthin on skin condition. Food Style 21, 9(9), 72.
Seki T et al. (2001). Effects of astaxanthin from Haematococcus pluvialis on human skin. Fragrance Journal, 12, 98-103.
Naguib YM (2000) Antioxidant activities of astaxanthin and related carotenoids. J Agric Food Chem, 48(4): p. 1150-4.
Tsukahara H et al. (2016). Effects of astaxanthin-containing drinks on skin. Jpn J of Complem Altern Med, 13(2):57-62.

Materias relacionadas

imagem da noticia

Minerais e Doenças cardiovasculares

imagem da noticia

Magnésio e potássio: uma importante relação metabólica

imagem da noticia

Zinco glicinato x Zinco gluconato: Eficácia de absorção