A suplementação tem sido grande aliada para o alcance de uma melhor performance física e um bom desempenho nas competições de atletas das mais diversas modalidades. É comum entre atletas de alto rendimento o consumo de produtos como bebidas isotônicas, géis de carboidrato, suplementos proteicos, substâncias ergogênicas e também suplementos de vitaminas e minerais.
 

A deficiência nutricional, decorrente da ingestão inadequada de nutrientes através da alimentação, pode comprometer a performance física. Nesse sentido, atletas que possuem dietas desequilibradas, que apresentam alguma condição clínica específica ou que consomem quantidades restritas de alimentos para controle de peso estão propensos a carência de nutrientes. Dessa forma, a suplementação adequada pode ser aliada para garantir o máximo de performance, manter o atleta saudável e, ainda, ajudar na prevenção e recuperação de lesões.
 

Sabe-se que uma das consequências do exercício físico intenso é o aumento do estresse oxidativo, o que resulta em maior produção de radicais livres e aumento do uso de antioxidantes pelo organismo. Na prática da atividade física, os radicais livres participam do processo de adaptação do organismo ao exercício e ganho de força muscular. No entanto, o excesso desses componentes pode interferir na performance, aumentando a chance de lesões e fadiga crônica. Neste cenário, a suplementação de micronutrientes com ação antioxidante pode atenuar as consequências do estresse oxidativo e suprir a demanda aumentada pelo maior uso de antioxidantes pelo organismo.
 

Magnésio – Estudos demonstram uma relação íntima entre a deficiência de magnésio e seus efeitos no aumento da peroxidação lipídica (reação de oxidação dos ácidos graxos das membranas celulares) e na diminuição da atividade antioxidante. Além disso, a carência desse micronutriente também pode ser um fator determinante em quadros de câimbras musculares.
 

O magnésio também vem sendo estudado como um mineral capaz de aperfeiçoar o metabolismo muscular e desempenho durante o exercício. De fato, um estudo mostrou que quando mulheres atletas foram suplementadas com 360 mg de magnésio/dia durante três semanas, essas apresentaram uma menor concentração sérica de lactato, além de melhora na função cardiorrespiratória.
 

Vitamina C – Outro estudo realizado com nadadores de elite verificou os efeitos da suplementação de vitamina C (ácido ascórbico) na performance dos atletas. Os autores observaram que quando submetidos a um exercício agudo, os nadadores apresentaram menor peroxidação lipídica pós-atividade, assim como uma maior atividade antioxidante. Associada com a ingestão de colágeno, a vitamina C também está relacionada a melhor produção de colágeno, espessamento de cartilagem e redução de dores nas articulações.
 

Zinco – A influência do zinco na atividade física também tem sido demonstrada. Evidências apontam que a suplementação de zinco pode ser benéfica na melhoria do desempenho de atividades que requerem o recrutamento de fibras musculares de contração rápida.
 

Ferro – Os processos inflamatórios decorrentes da atividade física intensa aumentam a produção da hepcidina, hormônio relacionado ao aumento da excreção de ferro e redução de sua absorção. Dessa forma, a deficiência de ferro (com ou sem anemia) pode prejudicar a função muscular e limitar a capacidade aeróbica e de adaptação do organismo ao exercício físico.
 

Vitamina D – A vitamina D, além de regular o metabolismo de cálcio e fósforo, também pode participar do ganho de massa muscular, modulação de resposta inflamatória e performance esportiva. A deficiência dessa vitamina pode ser muito comum, mesmo em pessoas que moram em regiões de fácil exposição à luz solar, principal fonte de vitamina D. Baixos níveis desta vitamina estão associados a maior propensão a lesões musculoesqueléticas e fraturas por estresse, dessa forma a suplementação deve ser levada em consideração.
 

Cromo – O cromo também é um mineral aparentemente relacionado a performance física. Apesar de poucos estudos sobre seus efeitos, artigos sugerem que o mineral favorece vias anabólicas do organismo, através do aumento da sensibilidade à insulina, estimulando a captação de aminoácidos pelo músculo e consequentemente, a síntese proteica.
 

Cada modalidade esportiva pode gerar demandas maiores para nutrientes diferentes. Dessa forma, é essencial que haja o acompanhamento de um profissional da saúde, com uma prescrição personalizada e devida avaliação da necessidade do uso de suplementos. A nutrição é uma grande aliada na busca de um melhor desempenho desde que seja exercida da maneira correta.
 

 

Referências
 

Oliveira CC, Ferreira D, Caetano C, Granja D, Ponto R, Mendes B et al. Nutrition and Supplementation in Soccer. Sports Basel. 2017; 5,28.
Maughan, RJ, Burke LM, Dvorak J, Meyer DEL, Peeling P, Phillips SM et al. IOC consensus statement: dietary supplements and the high-performance athlete. Br J Sports Med. 2018; 52: 439–455.
Falcão LEM. Suplementação de Cromo Associado ao Exercício Físico. RBNE. 2016; 10: 343-349.
Garthe I, Maughan RJ. Athletes and Supplements: Prevalence and Perspectives. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2018;28(2):126-38.
Gomes MR, Tirapegui J. Relação de alguns suplementos nutricionais e o desempenho físico. ALAN.
Picchi, MG, Deminice R, Ovídio PP, Jordão AA. Efeitos do ácido ascórbico nos biomarcadores de estresse oxidativo em nadadores de elite. Rev Bras Med Esporte. 2013; 19, 6.
Amorim AG, Tirapegui J. Aspectos atuais da relação entre exercício físico, estresse oxidativo e magnésio. Revista de Nutrição. 2008; 21, 5.
Lukaski, HC. Magnesium, zinc, and chromium nutriture and physical activity. The American Journal of Clinical Nutrition. 2000; 72: 585-593.
Pedroso CO, Vicenzi K, Zanette CA. Efeitos do estresse oxidativo e o uso de suplementação entre atletas. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. 2015; 9(53):480-90.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.