+55 11 2925 6035

imagem da noticia
No post anterior, mencionamos como a pandemia de COVID-19 influenciou as escolhas dos consumidores no mercado de suplementos nutricionais. Ressaltamos algumas tendências de mercado, como o magnésio para estresse, depressão e insônia, o zinco para a imunidade e a vitamina K2 para suporte ao metabolismo.

A seguir estão outras duas tendências do mercado de suplementos alimentares em 2021, de acordo com os especialistas.
  1. 1. Saúde ocular: astaxantina
O mercado de saúde ocular foi avaliado em US$ 1.572,33 milhões em 2019 e está projetado para atingir US$ 2.382,96 milhões em 2027. A pandemia também impulsionou esse mercado, com uso de dispositivos eletrônicos aumentando drasticamente em todas as idades devido ao trabalho em home office e educação online. O novo hábito de trabalho e estudo remoto tende perdurar para além da pandemia.

O uso de telas por muito tempo prejudica o reflexo de piscar e o tempo que os olhos permanecem abertos aumenta, consequentemente ocorrendo sintomas oculares como o ressecamento (xeroftalmia), vermelhidão e sensação de queimação.

Nesse contexto, a astaxantina se destaca como uma grande tendência de mercado. Segundo o relatório de mercado da Modor Intelligence, estima-se que o mercado global de astaxantina vai registrar um crescimento anual de 7,8% até 2025.

Estudos com a astaxantina AstaReal®, líder global no mercado de astaxantina, demonstraram que a AstaReal® apresenta uma série de benefícios para a saúde ocular: auxilia o processo de acomodação de olhos cansados, na resistência e recuperação do “tempo de tela”, na promoção da acuidade visual e na percepção de profundidade; alivia a fadiga ocular e o estresse oxidativo nos olhos; e promove a circulação e a nutrição dos olhos.

A astaxantina natural AstaReal® é derivada da microalga Haematococcus Pluvialis, que apresenta o nível mais alto de astaxantina e é mais sustentável do que outras fontes. Além da saúde ocular, seus benefícios comprovados por mais de 150 estudos se estendem ainda à imunidade, função cognitiva, saúde cardiovascular, saúde e beleza da pele e resistência e recuperação muscular.
 
  1. 2. Potencial contra a COVID-19: vitamina K2 e colina
Nutrientes com potencial de amenizar os danos causados pela COVID-19 ganham destaque crescente no mercado de suplementos em 2021 enquanto a pandemia continua a avançar e a vacinação ainda não está disponível para a grande maioria da população. Dois desses nutrientes que ganharam destaque em estudos recentes são a vitamina K2 e a colina.

Em um dos estudos, foi visto que pacientes com COVID-19 apresentam deficiência de vitamina K2 extra-hepática, o que pode contribuir para o agravamento do dano pulmonar e de quadros hipercoagulatórios associados aos casos mais graves da doença. Esses achados promissores sugerem um potencial terapêutico da suplementação de vitamina K2 na prevenção ou no tratamento da COVID-19, apesar de precisarem ser confirmados por estudos clínicos de intervenção.

A colina é um nutriente essencial em todas as fases da vida, principalmente durante o desenvolvimento fetal. A demanda desse nutriente é especialmente alta durante a gestação e a lactação, devido ao transporte de grandes quantidades de colina da mãe para o bebê. Quadros de infecções em gestantes (como as respiratórias e, possivelmente, a COVID-19) podem aumentar significativamente o risco de a criança desenvolver doenças mentais, incluindo autismo, transtorno de deficit de atenção e até mesmo esquizofrenia.

Diante disso, um estudo publicado recentemente na revista The Journal of Pediatrics ressalta a importância da ingestão materna de níveis adequados de colina para a proteção do neurodesenvolvimento do bebê contra os danos causados por infecções que as mães podem ter durante a gestação.

Considerações finais
A pandemia de COVID-19 moldou as preferências dos consumidores no mercado de suplementos nutricionais. A astaxantina ganhou destaque para a saúde ocular, uma tendência ditada pela pandemia com o trabalho e estudo remoto através dos computadores. Além disso, enquanto a vacinação não alcança toda a população, os consumidores continuam suas buscas por suplementos que possam auxiliar na minimização dos impactos da doença, como a vitamina K2 e a colina. A astaxantina AstaReal®, a vitamina K2 da NattoPharma (MenaQ7®) e a colina da Balchem (VitaCholine®) são líderes globais nos seus respectivos mercados e reconhecidas pela qualidade e pureza, além de apresentarem embasamento científico robusto de segurança e eficácia.
 


Produzido por: Andrea Rodrigues Vasconcelos, PhD
 
Referências
Mordor Intelligence. Astaxanthin market - growth, trends, COVID-19 impact, and forecasts (2021 - 2026). Disponível em: https://www.mordorintelligence.com/industry-reports/astaxanthin-market Acesso em: 5 de fevereiro de 2021.
Northwestern Medicine. The latest trends in supplements. Disponível em: https://www.nm.org/healthbeat/healthy-tips/nutrition/the-latest-trends-in-supplements Acesso em: 5 de fevereiro de 2021.
Hashimoto H et al. (2013). Effects of astaxanthin on antioxidation in human aqueous humor. J Clin Biochem Nutr, 53(1): p. 1-7.
Nagaki YT et al. (2010). Effect of Astaxanthin onAccommodation and Asthenopia. Japanese Review of Clinical Ophthalmology, 3(5): p. 461-468.
Saito M et al. (2012). Astaxanthin increases choroidal blood flow velocity. Graefes Arch Clin Exp Ophthalmol, 250(2): p. 239-45.
Nagaki Y et al. (2005). The Effect of Astaxanthin on Retinal Capillary Blood Flow in Normal Volunteers. Journal of Clinical Therapeutics & Medicines, 21(5): p. 537-42.
Nagaki YH et al. (2002). Effects of astaxanthin on accommodation critical flicker fusion and pattern vision. Journal of Traditional Medicines, 19(5): p. 170-173.
Nitta T et al. (2005). Effects of Astaxanthin on Accommodation and Asthenopia Journal of Clinical Therapeutics and Medicines, 21(5): p. 79-92.
Sawaki K et al. (2002). Sports performance benefits from taking natural astaxanthin characterized by visual acuity and muscle fatigue improvement in humans. J Clin Ther Med, 2002(18): p. 1085-100.
Shiratori K et al. (2005). Effect of Astaxanthin on Accommodation and Asthenopia - Efficacy-Identification Study in Healthy Volunteers. J of Clin Therapeutics and Medicines, 21(6): p. 65-78.
Kajita MH et al. (2009). The Effects of a Dietary Supplement Containing Astaxanthin on the Accommodation Function of the Eye in Middle-aged and Older People. Medical Consultation & New Remedies, 46(3): p. 325-329.
Takahashi NK (2005). Effects of Astaxanthin on Accommodative Recovery. Journal of Clinical Therapeutics and Medicines, 21(4).
Dofferhoff AS et al. (2020). Reduced Vitamin K Status as a Potentially Modifiable Risk Factor of Severe Coronavirus Disease 2019. Clinical Infectious Diseases.
Freedman R et al. (2020). Maternal choline and respiratory coronavirus effects on fetal brain development. Journal of psychiatric research, 128, 1-4.

Materias relacionadas

imagem da noticia

Nossos Produtos: Linha BakeShure

imagem da noticia

Mitos e verdades sobre o whey protein

imagem da noticia

Anticoncepcionais orais: por que é importante manter uma dieta adequada quando se faz uso da pílula?