A cafeína (1,3,7-trimetilxantina) é um alcaloide pertencente ao grupo das metilxantinas. Esse composto natural foi inicialmente descoberto na década de 1820, no chá verde (Camellia sinensis) e no café (Coffea arabica). Na natureza, a cafeína é encontrada em mais de 63 espécies de plantas [1, 2].

 

A cafeína é considerada a substância psicoativa mais consumida mundialmente, estima-se que dois bilhões de xícaras de café são ingeridas por dia em todo o mundo [3]. No Brasil, em média, são consumidos cerca de 5,8 kg por pessoa/ano de café, sendo o 14ª país no ranking de maiores consumidores [4]. A maior parte é consumida no café em si, mas a cafeína também está presente em vários suplementos, bebidas energéticas e alimentos [5, 6].

 

A cafeína, após ser ingerida, é rapidamente absorvida, estando presente na corrente sanguínea após 5 a 15 minutos e atingindo o pico de concentração dentro de uma hora, em médias [5, 7]. Além disso, a sua absorção é mais lenta quando é consumida juntamente com uma refeição [8].

 

Após a absorção, a cafeína é rapidamente distribuída para todos os tecidos, conseguindo, inclusive, atravessar a barreira hematoencefálica, local onde exerce seus efeitos estimulantes no sistema nervoso central (SNC) [7]. A maioria dos estudos sobre os efeitos da cafeína no organismo humano, investigaram sua ação sobre a cognição, e tem reportado efeitos positivos, incluindo atividades que envolvem tempo de reação, alerta, atenção, memória e função executiva [5, 9, 10].

 

A suplementação de cafeína também é associada à melhora da resistência e força muscular [3], além de ser considerada uma substância ergogênica. Ou seja, a cafeína melhora o desempenho em exercícios físicos, sendo utilizada tanto por atletas profissionais, quanto pela população em geral, durante a prática de atividades físicas diversas [5]. Vale ressaltar ainda que diversos aspectos da função cognitiva são muito importantes para a prática de atividades físicas, como por exemplo a atenção, a memória de reconhecimento e o tempo de reação [5].

 

Por esse motivo, diversos estudos avaliaram os efeitos ergogênicos e cognitivos deste composto simultaneamente. Os achados sugerem que doses baixas de cafeína (2,1 mg/kg ou cerca de 150 mg) favorecem a função cognitiva, enquanto doses mais altas (4,5 mg/kg ou cerca de 350 mg) melhoram o desempenho físico. As pesquisas concluíram, portanto, que uma dose moderada (3,2 mg/kg ou cerca de 250 mg) é recomendada para beneficiar tanto o desempenho físico quanto o cognitivo [5, 11, 12].

 

Devido à rápida absorção da cafeína pelo organismo, muitos produtos disponíveis comercialmente levam a uma absorção muito rápida, acompanhada de um pico de energia por um período curto. A cafeína é então eliminada rapidamente da corrente sanguínea, ocasionando o efeito “crash“, caracterizado pela queda brusca de energia, o que resulta nos efeitos colaterais típicos do consumo da cafeína, como taquicardia, desconforto intestinal, e dores de cabeça.

 

 Nesse sentido, a cafeína microencapsulada VitaShure™ da Balchem possui uma tecnologia de microencapsulação perfeita da matéria-prima, provendo um balanço ideal entre o início de ação rápido e a liberação lenta e sustentada da cafeína, por um período prolongado, evitando o efeito “crash“.

 

Além disso, a microencapsulação lipídica da Balchem, aumenta a meia-vida do composto, e mascara o sabor amargo da cafeína dessa substância, características essas que aumentam a adesão pelos consumidores.

 

Produzido por: Pietra Sacramento Prado, BSc e Renata Cavalcanti, PhD

 

 

Referências:  

1. Camargo M.C.R., &; Toledo, M. C. F. . Ciênc Tecnol Aliment. 1998;18(4):421-424. 2. Ashihara H., Crozier A. Trends Plant Sci. 2001;6(9):407-413. 3. Grgic J., Del Coso J. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(11). 4. Battaglia R. 2021; https://super.abril.com.br/sociedade/qual-e-o-pais-que-mais-consome-cafe-no-mundo-dica-nao-e-o-brasil/5. McLellan T.M., Caldwell J.A., Lieberman H.R. Neurosci Biobehav Rev. 2016;71:294-312. 6. Barone J.J., Roberts H.R. Food Chem Toxicol. 1996;34(1):119-129. 7. Blanchard J., Sawers S.J. Eur J Clin Pharmacol. 1983;24(1):93-98. 8. Fleisher D., Li C., Zhou Y., Pao L.H., et al. Clin Pharmacokinet. 1999;36(3):233-254. 9. Einother S.J., Giesbrecht T. Psychopharmacology (Berl). 2013;225(2):251 274. 10. Dodd F.L., Kennedy D.O., Riby L.M., Haskell-Ramsay C.F. Psychopharmacology (Berl). 2015;232(14):2563-2576. 11. Hogervorst E., Riedel W.J., Kovacs E., Brouns F., et al. Int J Sports Med. 1999;20(6):354-361. 12. Kovacs E.M., Stegen J., Brouns F. J Appl Physiol (1985). 1998;85(2):709-715.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.