Eric Anderson, vice-presidente sênior de marketing e global sales da NattoPharma, nos Estados Unidos, atua no ramo de ingredientes naturais há mais de 20 anos, período em que contribuiu significativamente para o lançamento de ingredientes de sucesso, como o MenaQ7®, forma natural de vitamina K2 extraída a partir do natto, um alimento japonês de soja fermentada.

Anderson concedeu entrevista exclusiva à Kilyos Minerals & Nutrition, sobre definições, tendências e novidades no universo da vitamina K2. Confira a seguir.

 

1) Por que é importante manter uma ingestão adequada de vitamina K2?

A vitamina K2 é um nutriente que ajuda a promover a saúde óssea e cardiovascular, informação clinicamente comprovada. Quando temos um nível adequado de vitamina K2, proteínas dependentes de vitamina K são ativadas e o cálcio é direcionado para a corrente sanguínea. Quando a osteocalcina, proteína dependente de vitamina K, é ativada, esta liga-se à matriz óssea de cálcio, tornando os ossos mais fortes e mais densos. Quando a matriz de proteína Gla é ativada, o depósito de cálcio nas artérias e nos vasos sanguíneos é interrompido, promovendo saúde e flexibilidade.

2) Em quais alimentos a vitamina K2 pode ser encontrada? A quantidade de vitamina presente em tais produtos é suficiente para atender às necessidades desse nutriente?

Uma pesquisa demonstra que a vitamina K2 é benéfica tanto para a saúde óssea quanto para a cardiovascular. Mas a média de ingestão dietética de vitamina K caiu significativamente ao longo dos últimos 50 anos, e a ingestão diária atual acredita-se ser insuficiente.

A vitamina K2, em forma de MK-7, é encontrada em alimentos fermentados, como o queijo curado e o requeijão. A forma de MK-4 da K2 é encontrada em quantidades relativamente pequenas de carne de animais alimentados com capim e ovos. Mas a mais rica fonte de vitamina K2 está em um prato do café da manhã japonês chamado Natto (soja fermentada). Infelizmente, o gosto e o cheiro do Natto são difíceis de suportar para a maioria dos estômagos. A fonte mais popular de vitamina K2, no Ocidente, são os queijos fermentados.

Embora a vitamina K2 possa ser encontrada em alguns alimentos, é extremamente difícil obter quantidades diárias adequadas na dieta por si só.

3) Quais os diferenciais do MenaQ7® quando comparado a outras formas da vitamina K2?

A vitamina K2 é essencial para o corpo utilizar o cálcio para construir ​​ossos fortes e saudáveis e também para inibir a deposição de cálcio nas artérias. A forma MK-7 é, agora, reconhecida na literatura científica por fornecer o estado ideal de vitamina K no corpo, permitindo a ativação de proteínas dependentes de vitamina K. MenaQ7® é a primeira e única forma, clinicamente comprovada, de vitamina K2 para a saúde óssea e cardiovascular e a primeira vitamina K2 patenteada para a saúde do coração.

4) São necessárias quantidades adequadas de cálcio no organismo para que a vitamina K2 exerça corretamente seu papel na prevenção de doenças cardiovasculares. Nesse sentido, a suplementação de vitamina K2, somada à de cálcio – biodisponível e que não degrade vitaminas, como os aminoácidos quelatos –  é uma boa alternativa?

A suplementação é, certamente, uma alternativa viável para tentar obter a vitamina K2 a partir de alimentos. Ainda mais importante: se um indivíduo está tomando cálcio, deve, absolutamente, fazer uso da vitamina K2 para garantir que este seja direcionado para os ossos e pare de ser depositado nas artérias e nos vasos sanguíneos.

5) Recentemente, um estudo publicado no Jornal Of Nutritional Science indicou que o MenaQ7® pode ser adicionado a lácteos, como o iogurte. Quais são as expectativas de crescimento na área de fortificação de alimentos com esse produto?

As expectativas de crescimento são excepcionais. O mercado global de alimentos funcionais, com uma taxa composta de crescimento anual de 6% entre 2011 e 2015, promete um futuro brilhante. Enquanto isso, as vendas globais de bebidas funcionais já chegaram a US$ 62 bilhões em vendas.

snacking tornou-se um tema dominante da indústria alimentar e de bebidas. De acordo com dados da Nielsen, na Ásia, Europa e América, a venda de lanches está aumentando, e 40% dos consumidores substituem o almoço por esse tipo de produto.

Os consumidores já reconhecem o iogurte como uma escolha saudável. O fato de que agora podemos enriquecer esse alimento com uma vitamina cuja deficiência atinge a maioria da população é um grande avanço. Os resultados do estudo sugerem que nós, adicionando MenaQ7® a um alimento popular, podemos levar benefícios significativos para a saúde de uma porcentagem maior de pessoas.

6) Quais são as tendências de consumo do MenaQ7®? Há muita procura, atualmente, pelo mercado de suplementos, pela base desse produto?

Os consumidores estão buscando suplementos e ingredientes com base na ciência, e o MenaQ7® é líder em pesquisa e desenvolvimento da vitamina K2. Na verdade, a maior parte do que sabemos sobre os benefícios da vitamina K2 é resultado de estudos clínicos que utilizaram a nossa vitamina como matéria-prima.

Os consumidores também estão procurando ativamente produtos que “protegem” a saúde e, de acordo com uma pesquisa conduzida por nós nos Estados Unidos, a saúde óssea e a cardiovascular são, respectivamente, a segunda e a terceira principais razões para os consumidores aderirem à suplementação. O fato de que a vitamina K2, na forma de MenaQ7®, ativa proteínas no corpo que auxiliam em ambas as situações torna-a muito atraente para os consumidores.

7) Existe relação entre o aumento da busca pela suplementação de vitamina K2 e o novo modelo de consumidor “lifestyle” (que não quer conveniência às custas de baixo valor nutricional na sua alimentação)?

O ideal seria que todos nós obtivéssemos os nutrientes a partir da dieta, mas até mesmo as mais saudáveis das ​​dietas ocidentais não estão oferecendo adequada quantidade de vitamina K2 para proporcionar benefícios à saúde. E isso é verdade para a maioria dos nutrientes de que nosso corpo precisa, desesperadamente, para operar de forma otimizada, tais como a vitamina D, magnésio, ômega-3, etc.

Ninguém deve pensar que a suplementação “perdoa” hábitos pouco saudáveis. Destina-se a preencher as lacunas de nutrientes que não são ou não podem ser obtidos através da dieta. E isso é uma realidade especialmente para a vitamina K2.

8) A suplementação de vitamina K2 é indicada apenas para as pessoas com sintomas de deficiência desse nutriente?

Estudos têm mostrado que 97% da população ocidental é deficiente em vitamina K2, de modo que a maioria das pessoas seria “candidata” para a suplementação de vitamina K2.

9) Qual é a faixa etária mais beneficiada com a suplementação de vitamina K2?

Enquanto os nossos estudos clínicos têm demonstrado que 180 mcg da vitamina K2, em forma de MenaQ7®, por dia, durante três anos, tem melhorado a saúde óssea e cardiovascular em mulheres pós-menopáusicas, o mercado consumidor de K2 é universal: crianças, homens, mulheres, jovens. Na verdade, a NattoPharma patrocinou um estudo de voluntários saudáveis ​​(adultos e crianças) para determinar o efeito do status K utilizando suplementação de K2 (como MenaQ7®), e este mostrou que as crianças tinham 8 – 10 x osteocalcina inativa em relação aos adultos.

Nunca é tarde demais – ou muito cedo – para incorporar a ingestão diária recomendada de vitamina K2 para ajudar a promover a saúde óssea e cardiovascular.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.