Com o envelhecimento, a leitura de letras pequenas torna-se difícil devido à perda progressiva da visão para perto, conhecida como presbiopia. A presbiopia, geralmente, ocorre a partir dos 40 anos de idade e é considerada um elemento natural do processo de envelhecimento das lentes.

 

Ao longo da vida do indivíduo, as lentes acumulam proteína, que se oxida com o tempo, resultando no endurecimento e na perda de sua flexibilidade. A flexibilidade é necessária para a mudança do formato das lentes, o que permite o seu ajuste à visão para perto, que se dá em um processo chamado acomodação positiva. 

 

As lentes são acomodadas pelos músculos ciliares por meio de ligamentos suspensores. A contração dos músculos ciliares altera as lentes para o foco a curtas distâncias, e a íris contrai para ajustar a entrada de luz. Como o diâmetro das lentes aumenta com a idade devido à deposição de proteínas, os ligamentos suspensores afrouxam, e os músculos ciliares perdem a força para remodelar as lentes enrijecidas. O esforço extra produzido para focar objetos a curtas distâncias, nessas condições, pode levar a tensão ocular, fadiga ocular, visão embaçada e dores de cabeça.    

 

A astaxantina AstaReal® é um nutriente ocular que se deposita nos músculos ciliares, acarretando melhora na velocidade da acomodação positiva, na amplitude da acomodação e no foco para curtas distâncias. A astaxantina AstaReal® também melhora alguns sintomas subjetivos da tensão e da fadiga ocular associadas ao foco prolongado para curtas distâncias. Sintomas da tensão ocular, da fadiga e da visão embaçada temporária são característicos da presbiopia e da síndrome da visão do computador, que é resultante do uso prolongado da tela digital.

 

A astaxantina AstaReal® trata, ainda, dos sintomas da tensão ocular e dá suporte à acomodação visual dos usuários desses dispositivos eletrônicos. Os estudos descritos abaixo sugerem que a Astaxantina AstaReal® pode auxiliar na função da acomodação em indivíduos idosos com presbiopia, cuja dificuldade no foco a curtas distâncias pode também causar tensão e fadiga ocular.

 

Acomodação visual entre os 45 e 65 anos com Astaxantina AstaReal®  

Kajita et al. realizaram um estudo com 22 homens saudáveis com idade entre 45 e 65 anos (média de 54 anos) que se queixavam de tensão ocular e dificuldade de enxergar objetos próximos. Os indivíduos receberam suplementação diária com 6mg de Astaxantina AstaReal® durante 4 semanas. A resposta ao foco a curtas distâncias foi medida por meio do TriIRIS 9000, utilizando a razão da forma da constrição pupilar antes e depois do ajuste do foco para um ponto localizado em longa distância para outro localizado em curta distância. Tanto no olho direito quanto no esquerdo, a razão da constrição pupilar aumentou após a suplementação (p<0,01). O estudo também avaliou os sintomas subjetivos da tensão da acomodação após a suplementação e observou que 77% dos indivíduos apresentaram redução dos sintomas da tensão ocular, 65% descreveram que sentiam melhora na habilidade de olhar objetos próximos, 63% reportaram redução dos sintomas de rigidez nos ombros e na lombar e 61% apresentaram redução da visão embaçada.

 

 
Acomodação visual entre os 30 e 45 anos com Astaxantina AstaReal®

Embora a presbiopia funcional, geralmente, ocorra em pessoas com 40 anos ou mais, a presbiopia prematura tem sido reportada em indivíduos com idade entre 25 e 40 anos. Nagaki et al. (2006) publicaram um estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, com 48 trabalhadores (idade entre 30 e 45 anos) que utilizavam o computador e se queixavam de fadiga ocular diária. Esses indivíduos foram suplementados com 6mg/dia de Astaxantina AstaReal® ou placebo (n=23) durante 4 semanas. A amplitude da acomodação dos participantes foi medida na semana anterior à suplementação e após 4 semanas. O grupo suplementado com AstaReal® apresentou um aumento significativo na amplitude de acomodação (4,69±1,17 D) depois de 4 semanas, quando comparado com o grupo placebo (4.03±1.12 D) (p<0.05).

 

Nagaki et al. (2010) realizaram um estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, com 82 trabalhadores que utilizavam o computador (idade entre 30 e 45 anos). Esses indivíduos foram suplementados com 9mg/dia de Astaxantina AstaReal® (n=42) ou com placebo (n=40) por 4 semanas. Dos participantes que reportaram tensão ocular moderada a severa antes da suplementação, 62% no grupo AstaReal® e somente 15% no grupo placebo relataram uma melhora nos seus sintomas após 4 semanas. Esse resultado representa uma significativa melhora no grupo AstaReal® em relação ao grupo placebo (p<0,05).

 

Formulação de Presbiopia com Astaxantina Natural

Em um estudo duplo-cego, controlado por placebo em grupo paralelo, Kono et al. avaliaram o efeito da suplementação com 4mg de astaxantina natural,10mg de luteína, 20mg de extrato de mirtilo, 26,5mg de extrato de casca de soja preta e 50mg de DHA na acomodação visual. Um total de 48 participantes (idade entre 45 e 64 anos) com tensão ocular recebeu o suplemento ou o placebo por 4 semanas. O ponto próximo de acomodação (PPA) e os sintomas subjetivos foram avaliados. O grupo suplementado apresentou melhora significativa da visão de curta distância (1,321±0,394 D) comparado com o grupo controle (0,108±0,336 D) depois de 4 semanas (p=0,023). O grupo suplementado também reportou melhora significativa nos seguintes sintomas subjetivos: “rigidez dos ombros e pescoço” e “visão embaçada” comparado com o placebo (p<0,05).

 

Foco na Saúde Ocular com Astaxantina AstaReal®

Uma boa visão de perto é importante para a leitura, escrita e outras tarefas realizadas a curtas distâncias que estão associadas à produtividade e ao lazer. A presbiopia aumenta a incidência de tensão ocular, da fadiga, da visão embaçada e de dor de cabeça. O suporte nutricional com Astaxantina AstaReal® para o envelhecimento dos olhos promove a melhora da função e do conforto visual à medida que envelhecemos.  

 

A astaxantina está disponível para o uso tanto no formato tradicional quanto nos formatos inovadores, como cápsulas moles, comprimidos, pó para misturas, bebidas e gummies.

 

 

Referências:
1. Patel, I. and West, S.K. Community Eye Health. 2007 Sep; 20(63): 40–41.
2. Bonner, W.F. JAMA. 1923;81(22):1837–1840.
3. Kajita, M. et al. 2009. Medical Consultation & New Remedies. 46(3)89-93.
4. Nagaki Y. et al. 2006. Journal of Clinical Therapeutics and Medicines, 22(1): 41-54.
5. Nagaki N. et al. 2010. Japanese Review of Clinical Ophthalmology. 3(5):461-468.
6. Kono, K. et al. Immunology, Endocrine and Metabolic Agent in Medicinal Chemistry, 2014, 14, 114-125.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.