A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, solúvel em lipídios, que pode ser obtida através de três tipos de fontes: exposição solar, alimentação e suplementação. Existem duas formas disponíveis dessa vitamina: a vitamina D2 ou ergocalciferol, encontrada em alguns componentes da dieta e a vitamina D3 ou colecalciferol, sintetizada na pele a partir da irradiação ultravioleta (UVB).
 

Para desempenhar suas funções, a vitamina D precisa ser convertida no organismo em calcitriol, forma biologicamente ativa da vitamina D. A conversão é realizada através de reações que ocorrem nos rins e no fígado, assim, alterações que afetem esses órgãos podem provocar deficiência da vitamina. A vitamina D é conhecida especialmente pela sua ação fundamental na homeostase do cálcio, mas também possui papel essencial em outros processos importantes em nosso organismo, tais como:
 

Saúde óssea– Em sinergia com outros nutrientes e compostos, a vitamina D participa da formação e manutenção óssea. Além disso, controla o equilíbrio de cálcio e fósforo no sangue, promovendo (i) a absorção desses minerais no intestino delgado; (ii) a reabsorção dos mesmos pelos rins; e, (iii) a migração desses minerais entre os ossos e o sangue. Em idosos, a deficiência de vitamina D pode ser responsável pela menor absorção de cálcio, influenciando o desenvolvimento de osteoporose.
 

Doenças cardiovasculares– Alguns estudos sugerem que maiores concentrações de vitamina D estão inversamente associadas a hipertensão arterial e aterosclerose. De fato, indivíduos com deficiência dessa vitamina tendem a apresentar maiores níveis de pressão sanguínea e maior risco para doença cardiovascular.
 

Diabetes mellitus– A deficiência de vitamina D está associada ao maior risco de desenvolvimento de diabetes mellitus do tipo 1 e 2. A liberação da insulina é mediada pelo cálcio nas células bdo pâncreas e, como a vitamina D participa ativamente da regulação dos níveis desse mineral no sangue, sua deficiência pode afetar a liberação normal de insulina. Essa vitamina também é capaz de reduzir o processo autoimune que ataca as células bpancreáticas, podendo também influenciar a secreção e a sensibilidade à insulina, conforme demonstrado por alguns estudos.
 

Sistema neuromuscular– Evidências demonstram que a vitamina D participa ativamente das funções de força muscular e equilíbrio, exercendo ações que influenciam a síntese proteica e a cinética da contração muscular. Além disso, a deficiência dessa vitamina pode ocasionar fraqueza e dor muscular em crianças e adultos, de forma que a suplementação está associada ao menor risco de quedas em idosos.
 

Sistema imune– A vitamina D quando em sua forma ativa, é moduladora do sistema imune, aumentando a imunidade inata e regulando a imunidade adquirida. A deficiência dessa vitamina está relacionada com maior prevalência de doenças autoimunes, como diabetes, doença inflamatória intestinal e lúpus. Além disso, alguns estudos sugerem que a suplementação também pode ser utilizada no tratamento dessas patologias.
 

A deficiência de vitamina D é um problema de saúde pública mundial que afeta a qualidade de vida da população. As fontes alimentares são escassas, sendo a principal fonte provinda da exposição à luz solar. Porém, em decorrência das mudanças no estilo de vida que nos fazem ficar menos tempo expostos ao sol, a deficiência de vitamina D tem aumentado na população. Seu papel fundamental no nosso organismo é indiscutível e cada vez mais a carência desta vitamina vem sendo relacionada a diversas doenças. Dessa forma, é importante atentar-se em manter os níveis adequados desta substância, escolhendo a melhor forma de obtê-la, seja pela suplementação, alimentação ou simplesmente por um banho de sol de alguns minutos.
 

Referências
Peters BSE, Martini LA. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Vitamina D. 2.ed.São Paulo: International Life Sciences Institute do Brasil, 2014.
Prietl B, Treibler G, Pieber TR, Amrein K.  Vitamin D and Immune Function. Nutrients. 2013; 5 (7): 2205-21.
Maeda SS, Borba VZC, Brasilio M, Camargo R, Silva DMW, Borges JLC et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arq Bras Endocrinol Metab. 2014; 58 (5): 411-33.
Whitney E, Rolfes SR. Understanding Nutrition. 14 ed. Cengage Learning; 2015. p. 343-70.
Morais CC, Cominetti, C, Cozzolino SMF. Vitamina D (calciferol). In: Cozzolino SMF. Biodisponibilidade de nutrientes. 5ºed. Barueri, SP: Manole, 2016. p. 341-68.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.