O zinco é um mineral essencial que vem ganhando destaque crescente como um nutriente aliado à imunidade, em especial no cenário recente da pandemia de COVID-19. De fato, diversos estudos clínicos estão em andamento para avaliar a sua eficácia em pacientes infectados.

 

Não é à toa que o zinco é bem conhecido como um aliado da imunidade. Sabe-se que o organismo necessita de zinco para produzir e ativar os linfócitos T. A deficiência desse mineral deprime a função imunológica e, mesmo em graus leves a moderados, pode prejudicar as funções de diversas células imunes, como macrófagos, neutrófilos e células natural killer. Esses problemas na imunidade, que podem ser corrigidos pela suplementação de zinco, explicam por que o baixo nível do mineral tem sido associado ao aumento da suscetibilidade à pneumonia e outras infecções.

 

Zinco e infecções virais
Além de suas notáveis funções imunes, foi visto que o zinco tem uma importante ação antiviral. De fato, o aumento de seus níveis intracelulares prejudica a replicação em uma série de vírus de RNA, como é o caso do corona vírus.

 

Recentemente, um estudo observacional retrospectivo avaliou o efeito da suplementação de zinco em 932 pacientes hospitalizados com COVID-19 que receberam ou não o mineral. Os pacientes suplementados com zinco apresentaram maior quantidade de linfócitos, células imunes de grande importância para as respostas antivirais. Ainda, a suplementação de zinco pode ter sido associada a uma diminuição da taxa de mortalidade dos pacientes.

 

Além disso, há algum tempo, pesquisadores viram que o zinco pode reduzir a gravidade e a duração dos sintomas do resfriado, provavelmente por mecanismos que envolvem a inibição direta da ligação e da replicação do rinovírus na mucosa nasal e a supressão da inflamação.

 

Por exemplo, em um estudo clínico, 50 participantes foram suplementados com pastilhas de zinco ou placebo a cada 2-3 horas enquanto acordados, dentro de 24 horas após o início do resfriado comum. Em comparação com o placebo, o zinco reduziu significativamente a duração dos sintomas de resfriado, como tosse, secreção nasal e dores musculares.

 

Mais recentemente, uma revisão da Cochrane confirmou que o zinco é benéfico na redução da duração e severidade do resfriado comum em pessoas saudáveis, quando tomado dentro de 24 horas do início dos sintomas. A mesma conclusão foi obtida pelos autores de outra revisão publicada em 2004.  

 

Muito além da imunidade
A importância do zinco para o nosso organismo não se restringe à imunidade. Esse mineral está envolvido em vários aspectos do metabolismo celular e é necessário para a atividade catalítica de aproximadamente 100 enzimas no organismo, bem como desempenha um papel central na manutenção da integridade das barreiras físicas cutâneas, cicatrização de feridas, síntese de proteínas e DNA e divisão celular. O zinco também dá suporte ao crescimento e desenvolvimento normais durante a gestação, infância e adolescência e é necessário para o sentido adequado do paladar e do olfato.

 

Fontes na dieta, a deficiência e a suplementação de zinco
A ingestão diária adequada de zinco é necessária para manter seus níveis ótimos, uma vez que o nosso organismo não possui um sistema especializado de armazenamento desse micronutriente.

 

Apesar de pouco presente na nossa dieta, as ostras são uma boa fonte de zinco, contendo maior quantidade do mineral por porção do que qualquer outro alimento. No entanto, a carne vermelha e as aves fornecem a maior parte do mineral na dieta. Outras boas fontes alimentares de zinco incluem feijão, nozes, certos tipos de frutos do mar (como caranguejo e lagosta), grãos inteiros e laticínios.

 

Apesar do zinco estar presente em uma variedade de alimentos, foi visto que a ingestão do nutriente entre pessoas mais velhas pode ser marginal. Estudos indicam que 35-45% dos adultos com 60 anos ou mais tinham ingestão de zinco abaixo do necessário. Outros grupos populacionais específicos que apresentam maior risco de deficiência do mineral incluem: vegetarianos, gestantes, lactantes, bebês em amamentação exclusiva após os 6 meses, pessoas com doenças gastrointestinais ou doença falciforme e pessoas que consomem alta quantidade de bebidas alcoólicas.

 

Vale notar ainda que o fitato, um antinutriente presente em grandes quantidades em alimentos como grãos, pães integrais, cereais e legumes, se liga ao zinco e inibe sua absorção no organismo. Assim, a biodisponibilidade de zinco na dieta é comprometida pela presença desse antinutriente. Para solucionar esse problema, a Albion™ desenvolveu compostos minerais de alta biodisponibilidade, que não interagem com antinutrientes da dieta e sem efeitos colaterais: os Minerais Aminoácidos Quelatos.

 

A Albion™ é líder mundial em nutrição de Minerais Aminoácidos Quelatos para inclusão em produtos de nutrição humana de primeira linha. Na Albion, a ciência e a tecnologia patenteada foram combinadas para criar o zinco bisglicinato quelato Albion, uma molécula orgânica de zinco em uma forma que o corpo pode assimilar facilmente.

 

Considerações finais
Em suma, o zinco é um nutriente essencial com importante função na imunidade e nas respostas antivirais do nosso organismo, tendo por esse motivo um papel de destaque durante a pandemia de COVID-19. Mais informações sobre a função do zinco para a imunidade e seu potencial terapêutico na COVID-19 estão disponíveis no estudo recente publicado pelo time de Scientific & Medical Affairs da Kilyos Nutrition aqui.  
 

Produzido por: Andrea Rodrigues Vasconcelos, PhD
 

 

Referências
Name JJ, Souza ACR, Vasconcelos AR, Prado PS, Pereira CPM (2020). Zinc, Vitamin D and Vitamin C: Perspectives for COVID-19 With a Focus on Physical Tissue Barrier Integrity. Frontiers in Nutrition, 7, 295. Disponível em: < https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnut.2020.606398/full > Acesso em: 10 de janeiro de 2021.
National Institutes of Health. Zinc – Fact Sheet for Health Professionals. Disponível em: < https://ods.od.nih.gov/factsheets/Zinc-HealthProfessional/ >. Acesso em: 10 de janeiro de 2021.
Rink L, Gabriel P. Zinc and the immune system. Proc Nutr Soc 2000;59:541-52.
te Velthuis AJ et al. (2010). Zn(2+) inhibits coronavirus and arterivirus RNA polymerase activity in vitro and zinc ionophores block the replication of these viruses in cell culture. PLoS Pathog. 2010;6(11):e1001176. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21079686 > Acesso em: 10 de janeiro de 2021.
Carlucci P et al. (2020). Hydroxychloroquine and azithromycin plus zinc vs hydroxychloroquine and azithromycin alone: outcomes in hospitalized COVID-19 patients. medRxiv. 2020; Preprint. Disponível em: < https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.05.02.20080036v1 > Acesso em: 10 de janeiro de 2021.
Hulisz D (2003). Efficacy of zinc against common cold viruses: an overview. J Am Pharm Assoc. 44:594-603.
Caruso TJ, Prober CG, Gwaltney JM Jr. Treatment of naturally acquired common colds with zinc: a structured review. Clin Infect Dis 2007;45:569-74.
Prasad AS et al. (2008). Duration and severity of symptoms and levels of plasma interleukin-1 receptor antagonist, soluble tumor necrosis factor receptor, and adhesion molecules in patients with common cold treated with zinc acetate. J Infect Dis;197:795-802.
Singh M, Das RR (2011). Zinc for the common cold. Cochrane Database Syst Rev. 2:CD001364.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.