As estatinas são medicamentos de primeira linha rotineiramente indicadas para tratar pacientes com risco aumentado ou com doença cardiovascular (DCV) aterosclerótica estabelecida. Devido aos seus efeitos de redução do colesterol, elas têm eficácia comprovada na redução de DCVs e mortes. Em contrapartida, diversos estudos indicaram que as estatinas promovem a calcificação vascular, processo que é associado ao desenvolvimento de DCVs.

 

Um estudo clínico transversal recentemente publicado na revista científica internacional Kaohsiung Journal of Medical Sciences indica que esse efeito negativo das estatinas de estímulo da calcificação vascular pode envolver a inibição de proteínas dependentes de vitamina K2, que são importantes para a proteção vascular.

 

Nesse estudo, dois grupos de pacientes foram estudados: pacientes com DCV estabelecida e pacientes saudáveis com risco moderado de DCV como grupo controle. Os grupos também foram divididos em usuários e não usuários de estatinas.

 

De acordo com o Dr. Hogne Vik, Diretor Médico da NattoPharma: “O estudo demonstrou que as estatinas afetam negativamente o status da vitamina K no organismo. Devido a isso, a suplementação com vitamina K2, que demonstrou melhorar efetivamente o status da vitamina K e ativar proteínas extra-hepáticas dependentes dessa vitamina, pode ser benéfica para usuários de estatina”.

 

Os resultados mostraram que tanto a DCV quanto o uso de estatina estão independentemente e significativamente associados à calcificação vascular. Entre todos os participantes do estudo, a pontuação de calcificação da artéria coronária foi mais pronunciada em usuários de estatina do que em não usuários; os pesquisadores descobriram o mesmo entre os pacientes com DCV e os controles.

 

Além disso, os pesquisadores descobriram que as estatinas pioram o status da vitamina K2, indicado pela menor ativação da osteocalcina, uma proteína que é dependente dessa vitamina para ser ativada. A osteocalcina inativa e a proporção da forma inativa e ativa de osteocalcina foram significativamente elevadas em usuários de estatina, indicando deficiência de vitamina K2.

 

Esses resultados confirmam as evidências anteriores sobre a associação entre estatinas e calcificação vascular. Em uma dessas evidências, um artigo de 2015 publicado na revista científica Expert Review Clinical Pharmacology, foi visto que as estatinas podem atuar como “toxinas mitocondriais”, com efeitos adversos no coração e nos vasos sanguíneos, não apenas por meio da depleção de coenzima Q10, mas também por inibir a síntese de vitamina K2, necessária para a ativação da proteína Gla da matriz (MGP), que por sua vez protege as artérias da calcificação.

 

Dessa forma, os resultados esclarecem os possíveis mecanismos pelos quais as estatinas podem aumentar o acúmulo de cálcio na parede arterial: pela inibição de proteínas dependentes da vitamina K e suas funções envolvidas na proteção vascular.

 

A NattoPharma conduziu pesquisas que confirmam que a vitamina K2 como menaquinona-7 (MK-7, MenaQ7®) é o único inibidor conhecido da calcificação vascular através da ativação da proteína MGP dependente da vitamina, como o estudo publicado em 2015 por Knapen e colaboradores. No entanto, este novo estudo fornece mais evidências de que as estatinas interrompem o mecanismo de ação pelo qual a vitamina K2 é um nutriente cardioprotetor. Embora a coenzima Q10 e a vitamina K2 sejam afetadas negativamente pelas estatinas, não existe recomendação para a prescrição de vitamina K2 suplementar para pacientes com estatinas.

 

“A NattoPharma continua a trabalhar com a comunidade médica em testes que exploram a vitamina K2 como uma terapia potencial para pacientes que apresentam calcificação vascular. Esperamos encorajar a suplementação de K2 como uma recomendação no futuro para usuários de estatina; especialmente considerando esta nova evidência.” – concluiu o Dr. Vik.

 

Produzido por: Andrea Rodrigues Vasconcelos, PhD
 

 

Referências
Zhelyazkova-Savova MD et al. “Statins, vascular calcification, and vitamin K-dependent proteins: Is there a relation?” Kaohsiung J Med Sci. 2021 Feb 26. Online ahead of print.
Okuyama H et al. “Statins stimulate atherosclerosis and heart failure: pharmacological mechanisms.” Expert Rev Clin Pharmacol. 2015 Mar;8(2):189-99.
Knapen MHJ et al. “Menaquinone-7 supplementation improves arterial stiffness in healthy postmenopausal women. A double-blind randomized clinical trial.” Thromb Haemost. 2015 May; 113(5):1135-44.
Vermeer C and Vik H. Effect of Menaquinone-7 (vitamin K2) on vascular elasticity in healthy subjects: results from a one-year study. 2020 Vascul Dis Ther, 5.
NattoPharma advocates K2 supplementation for statin users. Disponível em: https://www.nutraceuticalbusinessreview.com/news/article_page/NattoPharma_advocates_K2_supplementation_for_statin_users/175023 Acesso em: 8 de março de 2021.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.